Torcicolo nos bebês, como identificar? A chegada de um bebê é sempre motivo de alegria, mas ao mesmo tempo de muita preocupação. Um desses comportamentos é a posição viciosa do pescoço que pode ser sinal de um torcicolo congênito.
O torcicolo em bebês pode apresentar alguns sintomas, que estão relacionados ao bebê tentar inclinar a cabeça ou movê-la. Ele pode aparecer quando seguramos a criança está no colo. Os principais sintomas que auxiliam na identificação são:
Cabeça inclinada em uma posição.
Olhar por cima do ombro em vez de virar a cabeça completamente para seguir o movimento.
Prefere a amamentação em um peito, por ter dificuldade do outro lado.
Tem dificuldade em mover a cabeça, completamente em uma direção, ficando frustado.
Dorme sempre do mesmo lado e se queixa quando tentamos mudar para o outro lado.
O que causa torcicolo em bebês?
Por fim, as causas do torcicolo congênito não são completamente conhecidas. No entanto, acredita-se que aconteça devido a lesões no momento do parto, mal posicionamento do bebê dentro do útero e desenvolvimento anormal de músculos de pescoços ou vértebras.
Além disso, o torcicolo congênito é feito pelo pediatra levando em consideração os sintomas e o exame físico, em que normalmente se nota um inchaço no pescoço, contudo limitação do movimento ou postura anormal da cabeça do bebê.
Como é feito o tratamento de torcicolo em bebês?
O tratamento do torcicolo em bebês congênito normalmente é feito com fisioterapia e o torcicolo tende a melhorar entre 6 a 8 meses de idade.
No entanto, depois dessa idade, pode ser feito a cirurgia para corrigir o torcicolo congênito. Especialmente quando o bebê ainda apresente limitação e dificuldade para movimentar a cabeça.
Caso o torcicolo dificulte a amamentação, é recomendado conversar com pediatra ou outro profissional da saúde capacitado quanto as outras posições e técnicas para amamentar o bebê.
Além disso, também é importante que os pais e os cuidadores do bebê saibam como fazer alguns exercícios em casa para complementar e potencializar o tratamento com fisioterapia.
Exercícios para torcicolo em bebês
O fisioterapeuta do bebê deverá ensinar alguns exercícios de alongamento para torcicolo em bebês e de liberação do músculo afetado para que os pais façam em casa, complementando o tratamento.
Alguns exercícios para o torcicolo nos bebês e como identificar são:
Chamar a atenção do bebê em algo que faça barulho posicionando o objeto de frente para ele e, aos poucos, ir chegando ao objeto para o lado, para estimular que o bebê vire o pescoço do lado afetado;
Colocar o bebê deitado na cama e sentar- se ao lado dele, de modo que para olhar para você, ele tenha que virar o pescoço.
O uso de bolsas de água morna ou de toalhas aquecidas antes da realização dos exercícios é fundamental para facilitar a mobilização do pescoço e diminuir o risco de dor.