tique infantil

Tique nervoso infantil

Saiba se seu filho tem tique nervoso infantil.

Tique nervoso infantil

Com tanta imaginação e energia para gastar, ver o pequeno se mexendo e correndo é algo que costuma surpreender os pais. Afinal, muitas vezes as caras e bocas ou expressões corporais exageradas do filho fazem parte da brincadeira ou do aprendizado sobre o próprio corpo!

Mas quando a criança começa a piscar repentinamente, a sacudir os braços de forma abrupta ou a dizer palavras e frases fora do contexto? Embora difícil de diferenciar o que faz parte do lúdico e o que não faz, é bem possível que comportamentos como esses não sejam apenas hábitos e recebam outra nomenclatura: tiques.

Mas afinal, o que são tique nervoso infantil?

“Tiques são movimentos involuntários que as crianças fazem de forma repetitiva, como piscar os olhos, tensionar os músculos e chacoalhar as mãos”, virar a cabeça ou pescoço ou elevar os ombros. Podem ser também vocais, como ruido na garganta e movimento de pigarrear. E, por vezes os tiques também podem estar associado à ecolalia( repetir palavras). Ao notarem a presença desses tiques os pais devem recorrer a uma avaliação profissional. O fator desencadeante mais comum dos tiques na infância é ansiedade e, por isso, tratar essa condição é importante para ajudar no controle dessas manifestação.

O que causa tique nervoso em crianças?

Ainda nao está perfeitamente esclarecida a causa dessa perturbação, porém envolve alterações em determinados circuitos cerebrais. Parece existir uma componente genética, com uma maior tendência de filhos de pais com tiques.

Que impacto tem os tiques nervosos em crianças?

Embora em si mesmo os tiques maioritariamente não sejam um problema grave de saúde, parecem por vezes simular comportamento de desobediência e rebeldia, sendo alvo de crítica.

Por esse motivo tem um impacto potencialmente negativo na vida da criança, sobretudo quando ocorrem na escola em casa de amigos e etc. Locais em que a compreensão é menor, ao contrário do que a acontece em casa, na presença da família mais próxima.

Como é feito o diagnóstico do tique infantil?

O diagnóstico é clínico, significando isso que é através da história que contam os pais, professores e até a própria criança.

Ter tiques é grave?

Algumas das situações, as crianças com tiques graves e múltiplos podem ter também perturbação da atenção, hiperatividade, dificuldade de aprendizado.

Existem tratamento para tiques na crianças?

A maioria das situações não requer tratamento, uma vez que corresponde a perturbação transitória, com impacto reduzindo no dia a dia da criança a partir do momento em que tanto ela como as pessoas que com ela convivem são educadas quanto a benignidade da situação.

Noutros casos, a intensidade, tipo e frequência dos tiques, bem como a existência de perturbação associadas, (sintomas de depressão, dificuldade de concentração) podem necessitar de tratamento.

Este pode ser simplesmente através de terapia, se concluir que a criança necessitam sobretudo de aprender a lidar com a situação

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?