Durante um salto de desenvolvimento, o seu bebê aprende novas habilidades cognitiva, sensoriais, sociais ou motoras de forma intensa. E isso pode deixa-lo mais agitado.
Quem tem um bebê em casa sabe o quanto eles mudam de forma rápida e constante! Isso acontece por conta do salto de movimento, um fenômeno do desenvolvimento infantil.
Assim todos os dia são recheados de novos aprendizados e de novas caras e bocas, não é mesmo? Quer saber quais são os saltos de desenvolvimento? Continue e saiba mais sobre cada uma dessas fases do desenvolvimento infantil.
Quais são os saltos de desenvolvimento dos bebês?
Explicando de forma objetiva, chamamos de salto de desenvolvimento do bebê as fases em que as crianças vai adquirindo novas habilidades, tanto física quanto emocionais. Isso ocorre com o aprimoramento dos sentidos como visão, paladar e fala e com o aprendizado de novos movimentos, com a descoberta dos objetos, e assim por diante.
Ao lidar com tantas novidades e mudanças, a família pode se surpreender e perceber o quão rápido ocorre o desenvolvimento de uma criança que, muito em breve, já não será mais tão bebê assim.
O amadurecimento do sistema nervoso, por exemplo, aflora as sensações. E, na cognição, as mudanças são tamanhas que os adultos chegam a pensar: meu bebê não é mais o mesmo! De fato, o mundo, aquele ao qual o bebê parecia estar cada vez mais adaptado, passa ser um lugar estranho, no qual ele não se sente pertencente. E então toda a adaptação parece ter um recomeçar!
No entanto, antes de verificar se o seu bebê está agindo conforme cada salto, é importante reforçar que cada criança tem um tempo de desenvolvimento, por isso, esses são apenas padrões, o primeiro salto de desenvolvimento pode acontecer em épocas diferentes para cada um.
O bebê pode se desenvolver em um espaço de tempo de um mês ou até mais, sem que isso signifique que a criança tenha alguma especificidade a ser investigada!
Quando ocorre o salto de desenvolvimento do bebê?
No total o bebê passa a ter cerca de 10 saltos de desenvolvimento logo nos primeiros meses de vida. Cada um deles é marcado pelo surgimento de novas sensações e emoções, bem como o aprimoramento de suas habilidades psíquicas e motoras.
Confira a seguir, as idades em que ocorrem os saltos de desenvolvimento de um bebê:
1° salto aproximadamente 1 mês;
2° salto aproximadamente 2 meses;
3° salto aproximadamente 3 meses;
4° salto aproximadamente 4 meses;
5° salto aproximadamente 5 meses;
6 salto aproximadamente 6 meses;
7° salto aproximadamente 10 meses;
8° salto aproximadamente 11 meses;
9° salto aproximadamente 1 ano e dois meses;
10° salto aproximadamente 1 ano e seis meses.
Fases do salto do desenvolvimento do bebê:
As fases do salto de desenvolvimento do bebê são marcadas por inúmeras mudanças, que atingem áreas como a capacidade motora, o controle motor fino, e a linguagem da criança.
Um ponto muito importante ao longo da vida do bebê diz respeito as roupinhas que ele veste e a relação que elas podem ter com esses saltos de desenvolvimento. Isso porque, para se desenvolver, a criança deve estar vestida com uma roupinha que proporcione conforto e segurança em seus movimentos.
Se um bebê está desconfortável com algo, ele tende a chora e resmungar com mais frequência
Seja paciente, pois os saltos passam, é inegável que os saltos do bebê também são mais cansativos para os pais e cuidadores. Além de ser indispensável para seu crescimento e desenvolvimento.