Por que os bebês tem cólica? As cólicas nos bebês são comuns e ocorrem principalmente nos primeiros meses de vida. A causa exata das cólicas ainda não seja totalmente certa. Uma queixa muito comum nos consultórios dos pediatras e que atormentam pais e mães de bebês recém nascido são as temidas cólicas. Apesar de benignas, elas podem ser muito incômodo e seu principal sinal é o choro inconsolável do bebê.
O choro faz parte do desenvolvimento normal do recém nascido e pode indicar uma série de outras queixas, como fome, sono, ou necessidade de trocar a fralda, por exemplo.
O que está por trás das cólicas?
Segundo os pediatras as cólicas começam a aparecer na terceira semana de vida do bebê, e podem durar até os quatro meses, em média. Mas ele destaca que a condição não indica nenhuma condição grave. “A cólica do lactante é totalmente benigna. Ela é fisiológica, normal, porque reflete uma imaturidade do sistema digestório do bebê”.
Os médicos explicam que as cólicas estão relacionadas a flora intestinal do bebê. Quando existe um quadro de disbiose, que é uma disfunção da flora intestinal, informações horroneas são passadas para o cérebro, que responde aumentando o cortisol, hormônio do estresse, que pode causar irritação, choro e cólicas fortes.
Como identificar cólicas em recém nascido?
A princípio, por eliminação por exemplo: o bebê está com fome? A fralda está molhada? Está com calor? Com frio?
Além disso, fique atentos a outros sinais de desconforto abdominal como:
Rosto avermelhado, e com expressão de dor;
Flexão das pernas e braços em direção ao abdômen;
Punhos cerrados;
Gases e barrigas rígidas.
Todo o bebê tem cólica?
Nem todas as crianças sofrem com as dores durante os primeiros meses de vida.
Enquanto alguns pais relatam aos pediatras que os filhos nunca tiveram o mau estar, outros sofrem com o choro dos pequenos que são afetados pelos problemas.
O que causa a cólica?
Ao contrário do que muitos pensam, esse incômodo nos bebes está relacionada ao consumo de leite materno ou outra fórmula. Outra boa notícia é que essa dor costuma durar até os quatro meses. Então logo seu bebê estará livre desse problema.
Acredita-se que a principal causa é a formação do sistema digestivo do bebê que, por ainda está em desenvolvimento, causa dor e desconforto. Além disso, é importante cuidar da alimentação do seu pequeno. Pois, caso ele se alimente e não arrote, há riscos de gerar refluxos e gases que também causam desconfortos.
Os especialistas não sabem ao certo o que causa as cólicas, mas algumas explicação possíveis são:
O sistema digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo, causando desconforto, que o bebê comunica com o chororô.
O refluxo pode estar fazendo o bebê se sentir desconfortável.
O bebê está com gases e isso causa desconforto.
Como aliviar as cólicas nos bebês?
Em primeiro lugar, tenha em mente que cólica nos bebês não significa grave, é comum e acontecem em bebês saudáveis.
Para aliviar as cólicas, os pais devem consultar o pediatra que indicará o tratamento adequado, certas atitudes podem ajudar no processo como:
Manter o bebê em um ambiente tranquilo e relaxado;
Colocar o bebê de bruços e posicionar sua mão na barriga da criança, com uma leve compressão pra cima;
Movimentar as pernas do bebê, como se estivesse pedalando no ar, para eliminar o excesso de gases e aliviar a dor.
Fazer uma massagem na barriguinha do bebê, no sentido horário, também pode aliviar os gases.
visite nosso site