brincadeira papelão

Por que as crianças adoram caixas de papelão

Toda criança adora brincar com caixas de papelão, isopor e outros brinquedos alternativos. Esse tipo de brincadeira pode ser muito saudável e contribuir bastante para o desenvolvimento de seus filhos.

Veja por que as crianças adoram caixas de papelão e saiba como incentivar outros brinquedos e brincadeiras saudáveis para o desenvolvimento! Confira ainda as dicas para oferecer outros materiais tão interessantes quanto as caixas!

Por que as crianças adoram caixas de papelão

Muitos pais podem até estranhar o comportamento dos filhos que costumam preferir brincar com caixas de papelão do que com brinquedos mais elaborados.

Mas isso acontece por questões que são próprias da infância e importante para o desenvolvimento das crianças. As crianças encontram muitas possibilidades ao se deparar com uma caixa de papelão.

Imagine que uma criança, de estatura baixa, encontra uma caixa que lhe permite entrar dentro, carregar para outros lugares, compor cenários e ainda guardar objetos? Por isso, por mais que uma caixa pareça simples, ela é muito complexa do ponto de vista pedagógico.

Possibilidades de desenvolvimento através de uma caixa

Em Instituições de Ensino que se preocupam com o desenvolvimento integral das crianças, é muito comum que brinquedos chamados alternativos sejam oferecidos aos pequenos.

A caixa de papelão é um bom exemplo disso. Também pode ser uma ótima ideia brincar com pneus, placas de isopor, tecidos, papeis de diversas texturas e outros materiais que as crianças possam explorar.

Pintar caixas de papelão, transformá-las em um oceano com animais, em uma floresta com bichos selvagens, tudo é possível a partir desse material barato e que pode ser encontrado com facilidade.

Além disso, as crianças conseguem jogar a caixa para cima, chacoalhar, entrar dentro, colocar objetos nela. Todo esse movimento é uma excelente oportunidade de desenvolvimento motor.

Brincadeiras livres a partir de brinquedos alternativos

Além da caixa de papelão permitir a brincadeira altamente pedagógica, ela também é uma boa oportunidade para que a criança brinque livre. Experimente colocar uma ou várias caixas em um quintal ou garagem e veja como elas podem se divertir de forma simples!

Outra grande vantagem desse tipo de brinquedo é que ele permite à criança simbolizar. Esse é um dos passos mais complexos e importantes para o desenvolvimento da criança.

Já notou como as crianças dão usos diferentes aos brinquedos e materiais? Podemos ver o lápis virar um aviãozinho na mão de uma criança e qualquer objeto se tornar um carrinho. Esse é o estágio imaginativo de maior poder em termos de desenvolvimento.

O grande benefício dos brinquedos alternativos é exatamente esse: permitir forma ampla, o movimento simbólico que as crianças fazem com brinquedos.

Isso porque, a caixa de papelão, em si, não é um brinquedo. Não representa nada do universo da criança, a não ser um local para colocar brinquedos e objetos.

A partir de qual idade a criança pode brincar com caixas?

As caixas de papelão não são objetos perigosos, por isso, não existe restrição de idade para esse tipo de brincadeira. Crianças de até dois anos de idade podem se beneficiar muito das caixas porque estão no estágio de desenvolvimento de exploração de ambientes.

O único cuidado é monitorar a criança enquanto brinca para que não caia e não tente arrastar a caixa por degraus e outros locais que possa machucá-la.

A partir dessa idade, a criança já possui maior capacidade de simbolizar os brinquedos. Assim, pode usar a caixa de papelão para montar cenários, criar cidades e casas.

É muito comum que crianças de todas as idades adorem entrar nas caixas, se deitar, explorar as possibilidades do corpo em um espaço reduzido!

Não deixe de oferecer brinquedos que possibilitem às crianças exploração do espaço e simbolismo!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Puberdade precoce

Puberdade precoce? é o processo de transição de criança para adulto, o corpo e as características físicas se transformam. A puberdade precoce acontece aos oito

Leia mais »
Posso te ajudar?