natação infantil

Natação infantil

Natação infantil contribui para o desenvolvimento das crianças de muitas maneiras. Os benefícios do esporte inclui melhorias físicas e mentais, e de trabalhar habilidades sociais e confiança.

É importante que todas as as crianças conheçam as habilidades de sobrevivência na água e saibam nadar.

Apesar de as aulas de natação não eliminarem totalmente o risco de afogamento, elas mantém os pequenos mais seguros e ajudam a prevenir acidentes trágicos para criança de com mais de 1 ano de idade.

Natação infantil

Natação infantil, quando começar?

De acordo com a Sociedade brasileira pediatria, a Natação infantil, pode começar com 6 meses de vida. Isso porque, nessa faixa etária, o ouvido está desenvolvido o suficiente para impedir a entrada de água. Além disso, diminui os riscos de infecção, uma vez que o bebê já está imunizado contra algumas doenças.

Primeira fase

É a adaptação do bebê ao ambiente líquido. Indo dos 06 meses aos 2 anos, ela deve ser guiada para que a criança vivencie e sinta a água, dominando os movimentos corporais e, no correr do tempo aprenda a respirar debaixo da água.

Segunda fase

Dos 03 aos 4 anos, é a fase em que a criança aprende a ir de um ponto para o outro. Já com movimentos de nado mais em “linha reta”

Terceira fase

Aqui, as crianças vão dos 05 aos 6 anos de idade. Nessa fase, elas trabalham os diferentes períodos de nado, a movimentação dos braços e a respiração lateral

Quarta fase

por fim, é a etapa do aperfeiçoamento dos estilos de nado, por exemplo, nado de costa, borboleta e etc. Aqui, abrange as crianças dos 07 aos 12 anos de idade.

Atenção: contudo é importante introduzir a criança nessa nova rotina com cautela e sob recomendação e orientação pediatra.

Contraindicações para a prática da Natação infantil

Por fim, por ser um exercício completo e dinâmica, são raras as situações em que a natação infantil não é recomendada.

No caso de crianças que se encaixem nas situações abaixo, o melhor a fazer é consultar um pediatra. Por exemplo:

  • Asma;
  • Bronquite;
  • Otite;
  • Sinusite;
  • Faringe;
  • problemas de pele

Precauções para a prática da natação infantil

Por fim, agora que você sabe os benefícios da natação infantil, elencamos 4 cuidados para uma boa experiência.

1 Como estamos falando de crianças, é indispensável a supervisão responsável da atividade.

2 Se for utilizar piscinas coletivas, é importante que a criança se seque bem depois dos exercícios, pois há sempre riscos de micose.

3 Visando preservar os cabelos do cloro, use toucas nas crianças.

5 Agasalhe-se bem. Contudo terminando os exercícios, vista roupões e roupas quentes para esquentar o frio e eliminar o risco de gripe e resfriados.

Escute seu filho

A natação é para ser uma atividade extra na rotina do seu filho, além de ajudar no seu desenvolvimento, é um passatempo divertido e que alimenta um amor saudável por esportes. Mas, se apresentado a criança como uma obrigação ou de maneira negativa, pode gerar estresse desnecessário e desestímulo.

Converse com seu filho, ouça suas vontades e apresente a natação como uma alternativa de diversão em seu dia a dia. Saiba mais em nosso blog

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

birras

Birras: como lidar?

A birra pode acontecer até em caso de crianças comportadas, com os motivos mais variados, ou até mesmo sem qualquer motivo.  Todas as fases da

Leia mais »
Posso te ajudar?