musicalização-infância-desenvolvimento

A Importância da musicalização na primeira infância

Durante a primeira infância, a música é além de significativa, de fundamental importância no desenvolvimento da criança já que a musicalização na primeira infância promove variados benefícios, para que o seu desenvolvimento seja melhorado, como, habilidades de percepção, coordenação motora grossa, raciocínio lógico e até alfabetização, além de ser também muito divertida. Desta maneira é fácil imaginar que a educação musical poderá fazer maravilhas para o desenvolvimento infantil.
Se prestarmos atenção perceberemos que há canção de ninar e canção de brincar, e o que as diferencia é o andamento. A canção de ninar geralmente é mais rápida e conta com jogos de palavras ou sugestões de movimentos corporais que auxiliam a percepção auditiva e o desenvolvimento da coordenação motora, da sociabilidade, da linguagem e da musicalidade da criança. Já as canções de ninar são mais lentas pois têm a finalidade de acalmar ou estimular o sono.
A musicalização tem importância na vida da criança desde antes de nascer, enquanto ainda na barriga da mãe. A partir da 32ª semana de gestação o sistema auditivo do bebê está completo e ele já pode ouvir relativamente bem, mesmo ainda estando dentro do útero. Nesse período a gestante poderá colocar músicas para seu filho ouvir. A melhor escolha são as clássicas e as as canções tranquilizadoras.
Logo pós o nascimento o bebê possui predisposições para processar sons musicais. Tal habilidade está presente no nascimento e tende a se modificar com o desenvolvimento da criança, mas também com a exposição à musica já desde o primeiro ano de vida. E ao entrar em contato com a música desde cedo, mesmo que apenas a ouvindo, diversos benefícios serão alcançados no desenvolvimento da criança em médio e longo prazo. A Musicalização Infantil oferece diversos benefícios tais como favorecer o aprendizado, estabilizar o humor, trazer tranquilidade,favorecer o desenvolvimento motor, melhorar a socialização e estimular a cooperação e construir relacionamentos.
Nos bebês a musica beneficia desenvolvendo habilidades desenvolvidas através da musicalização para bebês ajudando a construir a linguagem e alfabetização, pensamento cognitivo, físicas/motoras e socioafetivas.
Podemos inserir a musicalidade na vida dos pequenos de algumas formas, e muitas delas são instintivas. Pessoas da própria família costumam cantar para os bebês enquanto eles se balançam de forma engraçada. Mesmo sem perceber, essa já é uma maneira de trazer a música para a vivência do bebê. Entretanto, a introdução da musica pode acontecer de forma programada, para que a criança aproveite todos os benefícios que a musicalidade poderá trazer atuando sobre os dois hemisférios do cérebro humano. Conforme alguns estudos, o aprendizado musical é também um estímulo no período da escolarização, ajudando na apropriação da linguagem, concentração e no aprendizado lógico matemático. Além de momentos prazerosos, a Musicalização contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar da criança, além de auxiliar em vários aspectos no desenvolvimento infantil.
A compreensão dos sons também atua no aprendizado de outras línguas pois de uma forma, treina o cérebro para perceber, reconhecer e executar ou criar sons, e essa habilidade será muito utilizada no aprendizado de outras línguas, ao saber, perceber, reconhecer e executar sons próprios desta outra língua que, em muitas vezes, não existem na língua materna da criança. Assim conclui-se que a música no processo da primeira infância é mais uma oportunidade de agregar conhecimento já que ela não é uma atividade inata mas sim construída e uma atividade social aprendida através da interação humana e que um professor ou a família podem utilizar esse recurso como ferramenta tanto para ensino, quanto para o desenvolvimento da criança a capacidades de imaginação, de compreensão, de respeito a regras, adicionando assim uma melhor e mais completa vivencia pessoal e convivência social.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Puberdade precoce

Puberdade precoce? é o processo de transição de criança para adulto, o corpo e as características físicas se transformam. A puberdade precoce acontece aos oito

Leia mais »
Posso te ajudar?