Meu filho pegou piolho e agora?

Meu filho pegou piolho e agora? Quem já pegou piolho sabe o transtorno que ele causa.

Meu filho pegou piolho e agora?

O coça-coça na cabeça do seu filho pode ter uma causa: os piolhos. Contudo, o surgimento dos piolhos não tem relação com a classe social ou o local onde a criança mora. Eles adoram permanecer no couro cabeludo do homem desde os tempos mais remotos.

Os piolhos são insetos parasitários e adaptados a se hospedarem no ser humano. Possuem seis patas e vivem de sangue. Por isso, A instalação do estranho serzinho se dá ao compartilharmos objetos ligados aos fios de cabelo, como chapéus e pentes ou pelo contato direto com cabeças infectadas. A afirmação de que a falta de higiene proporciona a vinda do inseto é um mito. No máximo pode-se considerar uma negligência dos pais quando nenhuma providência é tomada para acabar.

Eles são esbranquiçados e tem vários tamanhos.

O que é piolho

Contudo, o piolho (pediculose)O piolho é um inseto ectoparasita que estabelece uma relação desarmônica com os seres humanos. Alimentando-se do nosso sangue, o piolho é responsável por desencadear uma doença chamada pediculose. Os piolhos da cabeça desenvolvem-se nessa região e apresentam nome científico Pediculus humanus capitis. São, sem dúvidas, os mais conhecidos.

Como acontece a transmissão do piolho?

Para saber como acabar com os piolhos imediatamente, é preciso entender como acontece a sua transmissão. Apesar de estarmos falando de um inseto, os piolhos não sabem voar e nem pular. A transmissão ocorre de duas maneiras. Pode ser pelo contato direto quando, por exemplo, encostamos as cabeças para tirar uma foto, ou pelo uso compartilhado de objetos como bonés, capacetes, escovas, pentes e até travesseiros.

Como acabar com os piolhos?

Para acabar imediatamente com os piolhos, é importante adotar algumas medidas de higiene e criar o hábito de prestar atenção em pequenos detalhes do dia a dia que podem fazer toda a diferença. Se livrar de piolhos nem sempre é fácil.

Um bom método de acabar com os piolhos é através de shampoos e produtos específicos.

Shampoo para piolho Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Leia o rótulo da embalagem e entenda a forma mais adequada de aplicação.

Crie uma rotina de passar um pente frequentemente

O pente fino é muito importante para as mães que querem saber como acabar com os piolhos imediatamente. Por isso, com ele, você pode espalhar melhor o shampoo, eliminar piolhos e verificar se a infestação realmente foi controlada.

Contudo, para crianças que tenham contato com outras, mesmo depois do tratamento, é importante verificar os fios com frequência. Assim, podemos evitar que os piolhos se multipliquem novamente.

Passe um pente fino em cada mecha do cabelo, desde a raiz do cabelo até às pontas. Deixe a cabeça da criança apoiada em uma toalha ou lençol branco para identificar com mais facilidade os piolhos.

Mantenha suas toalhas higienizadas

Como já citamos acima, a transmissão do piolho ocorre, em vários casos, por uso compartilhado de alguns objetos como bonés, pentes, travesseiros e toalhas. Por isso é muito importante manter estes objetos sempre higienizados para evitar, e até mesmo controlar, infestações e transmissões dentro da sua casa.

Gostou do nosso conteúdo? Visite nosso site.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?