Meu filho bateu a cabeça – cuidados. Existem muitas dúvidas em relação ao que fazer se a criança bate a cabeça: o que devo observar? Quando devo levar ao pronto socorro? Posso deixar a criança dormir? Quais são os sinais de gravidade?
Por isso, na maioria das vezes, as quedas não são graves e no local onde se bateu a cabeça, geralmente, fica apenas um leve inchaço, conhecido como “galo”, ou hematoma que costuma passar em 2 semanas, não sendo necessário ir ao pronto-socorro.
Porém, também existem situações que exigem maior atenção, devendo-se levar a criança para o pronto-socorro, especialmente se perder a consciência ou se estiver vomitando.
O que fazer depois do tombo?
Por isso, caso não haja um corte com sangramento intenso que leve imediatamente ao pronto-socorro, logo após a queda, a neurologista orienta a fazer a famosa compressa de gelo no local da batida, sempre tomando cuidado para que a pele do pequeno não queime, já que é mais sensível.
Contudo, a compressão ajudará a interromper o sangramento dos vasinhos que foram rompidos no impacto e na formação do “galo”. “Se ele surgir, não tem problema. Isso é um hematoma normal, uma colisão de sangue que depois vai escorrer”
Depois de passado o primeiro momento da queda, chegou a hora de avaliar a gravidade da lesão.
1.Tentar acalmar a criança, mantendo a fala mais tranquila possível;
2.Observar a criança por 24 horas, para ver se apresenta inchaço ou deformidade em alguma parte da cabeça, assim como comportamento incomum;
3.Aplicar uma compressa fria ou gelo na região da cabeça onde bateu, durante cerca de 20 minutos, repetindo 1 hora depois;
4.Aplicar uma pomada, como hirudoid, para hematoma, nos dias seguintes.
Geralmente, com a aplicação de gelo e da pomada, o hematoma desaparece por volta de 2 semanas após a queda. Entretanto, se a criança tiver algum problema de coagulação ou se faz algum tratamento que provoque redução das plaquetas é necessário procurar atendimento médico o quanto antes, mesmo que a pancada tenha sido aparentemente leve, já que existe um maior risco de sangramento.
Quando ir ao hospital?
Contudo, após a criança bater a cabeça deve-se ligar para o 192 ou procurar atendimento médico de urgência se ocorrer alguma das seguintes situações de alerta:
Perda de consciência;
Vômitos imediatamente após a queda ou até horas depois;
Choro excessivo que não para mesmo com carinho da mãe;
Dificuldade em movimentar um braço ou uma perna;
Respiração ofegante ou muito lenta;
Queixas de visão alterada;
Dificuldade para caminhar ou perda de equilíbrio;
Olhos arroxeado;
Comportamento alterado.
Alguns destes sinais podem indicar que a criança sofreu um traumatismo craniano e, por isso, é importante iniciar o tratamento o mais rapidamente possível para evitar sequelas.
Além disso, é aconselhado ir ao médico caso a criança tenha algum machucado sangrando ou ferida aberta, pois pode ser necessário sutura.
Como evitar acidentes domésticos com crianças?
Ainda que tenhamos todo o cuidado do mundo, naturalmente, crianças sofrem eventuais arranhões e pequenas quedas. Afinal, essa é uma fase de muita curiosidade, aprendizagem e exploração do ambiente, comportamentos importantes para o desenvolvimento. Dessa forma, o que podemos fazer é adotar medidas que previnem quadros mais sérios. Confira algumas dicas:
Instale redes de proteção em janelas e sacadas;
Evite encerar o piso e privilegie o uso de tapetes antiderrapantes;
Proteja as tomadas;
Ao cozinhar, deixe o cabo da panela virado para o fogão;
Guarde os medicamentos em um local seguro, longe do alcance das crianças;
O mesmo vale para produtos de limpeza e perfume;
Instale portões de segurança em escadas e piscinas.
Apesar de muito popular entre os pais, o uso do andador não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, visto o grande risco para quedas graves.
Atendimento especializado do Centro de Trauma Em caso de quedas, queimaduras ou outro tipo de trauma com maior gravidade, é necessário buscar atendimento médico imediatamente.
Visite nossos conteúdos.