O que é fimose?
Meu bebê tem fimose e agora? É normal que, nos primeiros meses de vida, o prepúcio não se mova, mantendo-se preso à glande. Por isso , Com cuidados e hábitos adequados de higiene, essa aderência costuma desaparecer naturalmente ao longo da infância. Aos 3 anos de idade, 50% já normalizou sozinho.
Mas com acompanhamento do Pediatra , esse profissional quem pode diagnosticar a fimose infantil, indicar o tratamento ou encaminhar a um especialista.
Qual é a diferença entre fimose infantil e parafimose?
As duas condições são comuns em meninos. Fimose é a incapacidade ou dificuldade para retrair o prepúcio (pele que recobre a glande). O problema dificulta a higienização do pênis e pode levar a infecções urinárias. A fimose se caracteriza por não conseguir expor a glande, e não apenas por excesso de pele do prepúcio.
Já a parafimose é uma complicação da fimose, quando o prepúcio fica retraído atrás da coroa do pênis e não volta à posição normal, causando complicações de circulação do sangue. Contudo, A parafimose pode causar incômodos e ter consequências. Por se tratar de uma situação emergencial, pede uma solução imediata.
Tipos de fimose infantil
Existem dois tipos básicos de fimose: a fisiológica (que se desfaz naturalmente) e a patológica (que não cede e pode causar problemas secundários).A fimose fisiológica é aquela natural, em que o prepúcio está mais colado à glande. Ela costuma se resolver ao longo dos primeiros dois ou três anos de vida. Isso acontece porque o pênis produz uma secreção chamada esmegma (um tipo de sebo), que gradualmente afasta o prepúcio da glande. Além disso, os movimentos adequados de higiene e a própria manipulação da criança, principalmente após o desfralde, tendem a ajudar no descolamento.
A fimose patológica é o estreitamento do prepúcio, que estrangula a glande, impossibilita a higiene adequada e aumenta o risco de doenças. Dessa forma, o pênis fica mais vulnerável a infecções, seja pela entrada de bactérias, seja pelo acúmulo de urina na região.
Até que idade é normal ter fimose?
Apesar de ser normal ter algum grau de fimose ou dificuldade de expor a glande até os 5 anos, o esperado é que a fimose fisiológica comece a ceder por volta dos 2 anos de idade.
Essa evolução costuma ser tema de conversa nas consultas pediátricas de rotina. Em aproximadamente 10% dos casos, a fimose não cede e pode ser necessário algum tipo de tratamento.
Sintomas da fimose
Fimose pode desencadear sintomas na criança, como:
– dor ou ardência ao urinar
– inchaço
– infecções urinárias frequentes
– acúmulo de secreções na região da cabeça do pênis
Fimose infantil causa dor?
Uma das consequências da fimose infantil é o desconforto que ela pode gerar nas crianças. Dor e ardência ao fazer xixi, por exemplo, podem ser alguns dos problemas enfrentados. Além disso, no caso da fimose patológica, a dificuldade para realizar a higiene correta pode acabar gerando infecções, inchaços e assaduras, igualmente doloridas. Percebendo o desconforto da criança, o ideal é consultar o pediatra e pedir orientações. Assim, você encontra a melhor solução com a ajuda de um especialista.
Como evitar a fimose infantil?
A melhor forma de prevenir a fimose é com a higienização local adequada e esse cuidado começa desde bebê.
Até os 6 meses, não tente puxar o prepúcio para trás – essa região é muito sensível e não precisa ser manuseada ainda. Para lavá-lo, use sabonete suave e troque as fraldas várias vezes durante o dia para evitar assaduras.
Após os 6 meses, pode-se puxar o prepúcio de leve durante as lavagens. Mas lembre-se: sempre sem forçar. Limpe com água e sabonete, seque a pele por baixo e depois volte o prepúcio para seu lugar.
O processo é o mesmo que acabamos de descrever.
Cirurgia de fimose infantil: quando é necessário fazer?
A cirurgia de fimose, também chamada de postectomia, é indicada quando ocorre a fimose patológica, fimose secundária, ou quando a fimose fisiológica não cede ao tratamento com pomada.
Siga nossa página para mais conteúdos!