licença maternidade

Dicas para o fim da licença maternidade

Está chegando o fim da sua licença maternidade e você já está preocupada em como será a rotina com a nova jornada de trabalho? Então confira algumas dicas para te ajuda a se planejar a sua volta ao trabalho.

A gravidez é um período importante para uma mulher e sua família, traz inúmeros desafios e novidades na rotina.

No entanto com o fim da licença maternidade, eis que começa as muitas dúvidas sobre deixar o bebê para trabalhar. Pode ser uma decisão difícil e é por isso que temos que nos preparar para esse momento.

Neste artigo você irá conhecer algumas dicas que irão te ajudar a tornar esse momento menos doloroso, então confira!

1)Conheça a importância de se ter um planejamento para o fim da licença maternidade.

A transição para o trabalho precisa ser uma situação tranquila tanto para a mãe como para o bebê.  E como esse momento tem data certa é fundamental que você vá se preparando para isso.

Faça um check list de coisas importantes como o horário de dormir, quais os hábitos do bebê durante o dia, qual o tempo do deslocamento do trabalho para a casa, enfim, coloque tudo isso no papel para ficar mais fácil de se organizar.

2) Tenha a rotina do bebê planejada

Esse é um ponto importante durante a transição, tenha a rotina do bebê planejada como: os horários de alimentação, soneca, entre outras atividades. Assim você irá ficar tranquila durante o seu expediente, sabendo como está o dia a dia do seu filho.

Defina quem será a pessoa que irá ficar com o bebê e combine com ela para que a rotina comece antes de você retornar ao trabalho, para que ela acompanhe e veja como é, se há alguma dúvida, adaptação ou troca a ser feita. Além disso, se for uma pessoa de fora da rotina do bebê é uma forma dele já ir acostumando.

O planejamento alimentar também é fundamental, e se o seu bebe ainda tem como fonte de alimento a amamentação exclusiva, de acordo com a CLT, a lactante tem direito a dois intervalos de meia hora cada para amamentar a criança, até que a mesma complete 6 meses.

Se o local é longe de casa, você pode juntar estes dois períodos e diminua o expediente em uma hora. Além disso deixe separado o leite materno, previamente retirado com a bombinha ou deixar as mamadeiras com fórmula infantil prontas durante o dia.

+ Alugue agora a sua Bomba extratora de leite na Toy + Toy

3) Faça a divisão das tarefas de casa

Voltando a rotina de trabalho, o tempo para realizar as tarefas de casa e de ficar com o bebê irá diminuir, por isso faça a divisão dos afazeres com a rotina familiar, sempre respeitando o novo cronograma da família.

Assim você conseguirá melhorar o tempo de curtir o seu filho e descansar para o próximo dia de trabalho.

4)  Aprenda a lidar com esse momento

Muitas mães quando tem que voltar para trabalhar, se sentem culpadas por deixar o bebê aos cuidados de outras pessoas pois causam muitas mudanças na rotina do seu lar. Por isso é necessário saber lidar com esses sentimentos. 

Entenda que essas emoções fazem parte desta mudança e é preciso ter calma e paciência, para aprender a conviver com essa nova rotina e amenizar o sofrimento.

5) Não transmita insegurança para o bebê

A volta ao trabalho é fundamental para quem quer alcançar o seu objetivo profissional, e muitas vezes a mulher que virou mãe se sente insegura com tudo isso, e quando ela transmite para o bebê ele percebe a sensação.

Então quando voltar ao trabalho, é fundamental que você demonstra que ela ficará segura e bem cuidada, mesmo que você esteja ausente.  Além disso esse também é um passo importante para a criança, pois ajuda a desenvolver mais independência e autonomia.

6) Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje com a tecnologia, ela pode te ajudar a não se afastar por completo da rotina do bebê. Você poderá receber fotos e vídeos e até mesmo conversar com o bebê por meio de ligações e ficar sabendo como estão as coisas, enquanto você está no trabalho.

Conclusão

Enfim, neste artigo nós trouxemos dicas para te ajudar a organizar a sua volta ao trabalho após a licença-maternidade.

Este é um momento muito delicado e é fundamental que seja feito com planejamento e calma, para que você sinta mais ânimo de trabalhar sabendo que seu filho estará bem!

Aqui na Toy + Toy você encontra tudo que você precisa para te ajudar no dia a dia do seu bebê!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?