importância rotina

A importância de manter a rotina na infância

Estamos vivendo em um mundo que nos faz correr o tempo todo para executar tarefas que nunca acabam. Essa forma de vida termina por nos jogar em rotinas que são improvisadas e modificadas o tempo todo.

Assim, raras famílias conseguem garantir, nos tempos de hoje, rotinas contínuas para as atividades e cuidado com as crianças.

No entanto, listamos a importância de manter a rotina na infância para o desenvolvimento saudável de crianças em qualquer idade. Confira as informações no texto e saiba como a rotina pode melhorar a qualidade de vida, inclusive dos adultos da casa!

Por que a rotina na infância é tão importante?

Quando falamos em rotina na infância, muitas vezes essa fala pode parecer algum conceito moralista ou antiquado, que remeta a uma forma de organização quadrada e inflexível.

Mas na verdade, rotina nada tem a ver com excesso de organização, privação de atividades de descanso e lazer ou com tradição. A rotina é uma continuidade e repetição de ações que auxilia muito as crianças em diversos aspectos, sobretudo nas fases iniciais de seu desenvolvimento.

Confira, a seguir, os principais motivos que asseguram o desenvolvimento saudável através da rotina:

A criança se sente segura

Crianças não possuem a noção de tempo que os adultos já têm, por isso, é a rotina, a repetição das tarefas, horários e ações que fazem com que ela saiba o que vai acontecer em determinada hora.

Na escola, é muito comum que as crianças perguntem todos os dias o que acontecerá após o recreio, se tem parquinho durante a manhã e se os pais virão busca-los antes ou depois de dormir.

Assim, mesmo uma criança bem pequena associa que vai para a escola assim que acorda ou depois do almoço e que brinca no parquinho durante a tarde. Essa repetição faz com que a criança se sinta muito menos perdida em espaços recém-descobertos e facilita muito sua integração escolar e familiar.

A criança aprende a conviver em seu grupo social

Somente com a inserção da criança na rotina de seu grupo social, ela se sente parte daquela comunidade. Assim, uma criança que mora em um prédio onde todas as crianças brincam no parquinho sábado de manhã pode incorporar essa rotina como algo positivo.

No entanto, outras ações e tarefas podem ser bastante significativas para a sensação de pertencimento da criança. Participar da rotina dos pais de ir ao supermercado em determinado dia da semana, dormir em horário determinado, mas sem engessamentos, são alguns exemplos de rotina com significado de pertencimento para as crianças.

A rotina ensina regras às crianças

Poucas vezes pensamos sobre isso, mas estabelecer rotinas é fazer escolhas. As escolhas que fazem parte de uma rotina são pensadas com antecipação para que a vida fique mais organizada, produtiva e saudável para todos da família.

Assim, uma criança que vai à escola todos os dias já sabe que essa é uma regra social e familiar. Falta à escola é realmente uma exceção à rotina, que só acontece em ocasiões muito específicas.

Outras regras, como horário de acordar, rotina de alimentação, sono e cuidados com o corpo fazem com que a criança desenvolva hábitos e compreenda que algumas ações são necessárias, mesmo que não desejadas.

A melhor dica para que a criança incorpore a rotina e se desenvolva de forma saudável, no entanto, é fazer com que ela perceba que a rotina é algo positivo. Nunca trate a rotina como algo chato, autoritário ou mesmo um mal necessário.

A criança logo entende que a alimentação saudável faz bem, que comer chocolate final de semana é uma delícia, que domingo é dia de visitar a vó, que viagens acontecem nas férias e que as rotinas fazem sentido para as famílias que as incorporam!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?