massinha brincadeiras

Qual a importância de brincar com massinhas de modelar?

Massinha de modelar é um daqueles brinquedos que atravessam o tempo. A maior parte de nós brincou de massinha quando pequenos e as crianças de hoje também brincam e adoram as cores e formatos que podem criar com massinha.

Mas você sabe qual a importância de brincar com massinha de modelar? Acompanhe o texto e veja porque esse tipo de brinquedo é fundamental para o desenvolvimento infantil e um excelente recurso pedagógico!

Qual a importância de brincar com massinhas de modelar?

Crianças adoram brincar de massinha, desde muito pequenas. A escola coloca as massinhas como material obrigatório na Educação Infantil e, às vezes, até nos primeiros anos no Ensino Fundamental.

Embora muitos pais e mães possam ter a impressão de que a massinha serve apenas para que a criança brinque de moldar objetos, a importância desse brinquedo que atravessa gerações é bem maior.

Desenvolvimento da coordenação motora fina

A massinha de modelar é uma excelente ferramenta para auxiliar as crianças a desenvolver coordenação motora fina. Os movimentos menores com dedos e mãos não são tão fáceis para os pequenos e a massinha é um importante aliado nesse processo.

Quando uma criança ainda não consegue manejar o lápis ou a tesourinha corretamente, é a massinha que auxilia na construção dessa coordenação. Fazendo bolinhas com as mãos e outras menores com as pontas dos dedos, a criança também aprende a usar e medir força com dedos e com as mãos.

Pode parecer inexpressivo para quem não acompanha a vivência escolar de uma criança, mas sem essas habilidades, nenhuma criança conseguirá escrever, desenhar ou modelar papel e argila.

É por isso que pessoas que perdem os movimentos podem usar massinhas e bolinhas macias como recursos para retomar os movimentos das mãos.

Para esse desenvolvimento, o ideal é que as atividades com massinha sejam coordenadas por um adulto.

Capacidade de simbolizar

Sempre que falamos no desenvolvimento a partir dos brinquedos mencionamos a habilidade de simbolizar. A simbolização é um processo muito importante para o aprendizado e aquisição do conhecimento.

A criança começa a simbolizar entre os dezoito e os vinte e quatro meses. Assim, a massinha pode contribuir muito para essa simbolização, já que permite a invenção e brincadeiras com criatividade.

Além de criar diversas formas, personagens e brincadeiras com massinha, esse também é um material que as crianças costumam usar para compor outras brincadeiras.

Assim, a massinha vira a comidinha da boneca, a sirene do carrinho de polícia, pode ajudar a fechar defeitos e furos em brinquedos e assim por diante.

Descoberta de cores e formas através da massinha

Outra grande vantagem da brincadeira com massinha de modelar é que ela permite o aprendizado de cores, formas e experiências com olfato. Também quando damos massinha para a criança brincar, começa a ficar claro que ela não pode colocar o material na boca.

Muitas crianças aprendem as cores através dos lápis de cor e das massinhas. As formas também podem ser ensinadas a partir do recurso de modelagem.

Mesmo crianças maiores podem modelar formas tridimensionais utilizando massinha. Um bom exemplo é a confecção de formas mais complexas, como cilindros, cones e paralelepípedos, que podem ser feitos usando massinha.

Forminhas e palitos

Outra sugestão muito valiosa é usar forminhas e palitos para que a criança brinque com a massinha. Assim, ela pode descobrir outras formas de modelar, cortar, partir e criar.

Uma tesourinha velha também pode ser muito útil para que a criança aprenda a fazer as cobrinhas e recortar diversos tamanhos diferentes, até ganhar coordenação de cortar os menores!

brincar de massinha

Como vimos, a massinha de modelar possui uma importância pedagógica fundamental! Ofereça cores diferenciadas às crianças e ajude-as a criar usando esse rico material, que além de tudo custa muito pouco!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Mão pé e boca

Mão pé e boca. Doença da infância?”. Conhecida por ser uma das infecções mais comuns entre bebês e crianças, a doença (ou síndrome) mão-pé-boca é

Leia mais »
Posso te ajudar?