gravidez hormonio

Hormônios da gravidez

As alterações dos hormônios da gravidez são uma das principais mudanças que ocorrem na gravidez. 

Em geral os hormônios são responsáveis por estimular o crescimento dos folículos, atuam no rompimento e liberação dos óvulos para a fecundação. Durante a gravidez, eles também desempenham um papel importante tanto sobre a mãe quanto no bebê.

Assim como quando estão inadequados podem causar problemas na concepção, e é por isso que é fundamental procurar um especialista no ramo para um acompanhamento da gravidez.

Veja neste post quais sãos os principais hormônios que atuam durante a gravidez. Confira!

Quais são os principais hormônios na gestação?

Veja no texto abaixo os principais hormônios que atuam na gestão:

1) Hormônio hCG

Conhecido como o “hormônio da gravidez”, ele é produzido pelo trofoblasto, que é um grupo de células do embrião que irá originar a placenta.

Além disso, ele tende a aumenta de acordo com o desenvolvimento do embrião e da placenta, é por isso que quando ela está presente em alta dosagem, indica gravidez.

Somente mulheres grávidas produzem esse hormônio, ele entra na urina e na corrente sanguínea, e é por isso que os testes de gravidez são feitos para detectá-lo.

Em média, mulheres que não estão grávidas possuem um índice de hCG inferior a 5mIU/mL. Com o passar da gravidez, esse valor tende a aumentar, dobrando a cada dois dias, principalmente no início da gestação.

Ele também proporciona um “brilho” a mais na pele, a produção desse hormônio e da progesterona aumentam, logo as glândulas da pele secretam mais óleo, por isso a pele fica mais brilhosa.

Os próximos hormônios não são exclusivos da gravidez, mas contribuem para o processo de gestação e parto.

2) Progesterona: Um dos hormônios da gravidez responsável pelo enjoo

A progesterona é produzida em altas doses no ovário, além disso é responsável pelos enjoos no início da gravidez. Ele é encarregado de preparar o endométrio, tecido que reveste o útero para receber o embrião fecundado.

Ela mantém a gravidez nos três primeiros meses, criando um ambiente favorável para o útero durante o desenvolvimento do embrião.Ela também exerce outras funções durante a gestação, como a redução da contração uterina, para evitar que o bebê seja expulso.

O principal efeito colateral do hormônio é o enjoo pois ela retarda a digestão, aumentando o tempo que o alimento leva para sair do estômago até chegar ao intestino. Esses enjoos costumam passar após os três primeiros meses da gestação, e também pode causar fadiga, prisão do ventre e alterações no humor.

3) Estrogênios

Esse hormônio é responsável pelo desenvolvimento físico e sexual das mulheres garantindo o espessamento endometrial, modificando o muco cervical de forma que facilite a chegada dos espermatozoides até o óvulo.

Além disso ele regulariza o ciclo menstrual, aumenta a libido da mulher e prepara o útero para gravidez.

Durante a gravidez, a produção de estrogênio aumenta em até 30 vezes. Esses hormônios estimulam o crescimento da camada uterina. Também atuam no sistema circulatório, preparando o corpo da gestante para o aumento da circulação sanguina, muito comum durante a gravidez.

Entre os efeitos colaterais do estrogênio é a rinite, ondas de calor e dores de cabeça.

4) Prolactina – O hormônio da lactação

A Prolactina é produzida pela placenta e tem a função de tornar as glândulas mamárias aptas para a produção de leite, aliada ao lactogênio placentário.

A produção de leite irá ocorre apenas depois do parto, que é quando o estrogênio libera a prolactina. Além disso a sua secreção também é desencadeada por vários estímulos como a sucção da mama, entre outros estímulos.

E qual a relação entre a menstruação e a prolactina? Este hormônio inibe a secreção das gonadotrofinas e demais produtos hormonais associados.

5) Ocitocina – Hormônios do parto

A ocitocina é o hormônio principal desta fase, ela é conhecida como o hormônio do amor e da confiança, pois ela promove o laço entre mães e filhos. Ela é produzida pelo lobo posterior da hipófise e promove a contração uterina. A infusão de ocitocina é utilizada para induzir e acelerar o trabalho de parto.

Conclusão

Enfim, durante o período de gravidez, você passara por muitas mudanças promovidas pelos hormônios. Neste artigo você conheceu alguns desses hormônios envolvidos no processo de geração de uma nova vida!

Na Toy Mais Toy você encontra as melhores opções de artigos para o seu bebê! Além disso, você também pode fazer locações de brinquedos e artigos infantis   proporcionando maior praticidade para o seu dia a dia. Venha conferir!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

capa blw

BLW: como funciona?

BLW: como funciona? O método BLW que em português significa desmame guiado pelo bebê, pega com a mão os alimentos cortados em tiras ou pedaços.

Leia mais »
Posso te ajudar?