brincar-faz-de-conta-benefícios

Quais os Benefícios da Brincadeira “Faz de conta”

A brincadeira do faz de conta, também conhecida como “ Brincadeira Simbólica” possui inúmeros benefícios, principalmente na primeira infância, mas também em todas as fases da criança. Imaginar-se como um super herói, ou uma linda e delicada princesa, vai além da diversão e da imaginação. Ela desenvolve também habilidades, tais como a imaginação, reconhecimento de suas emoções e a linguagem.


Alguns desses aprendizados benéficos proporcionados pela brincadeira do faz de conta são perceber e aprender sobre o outro, pois através dessas brincadeiras de reprodução, a criança recria momentos cotidianos e interpreta papéis diferentes da sua realidade. Quando se colocam no lugar de outro, as habilidades da empatia vão se estabelecendo de pouco em pouco, pois, toda criança enxerga o mundo a partir de si e de suas necessidades. Assim brincadeira simbólica ajuda no processo do amadurecimento infantil. Também o Perceber e aprender sobre si, pois, a brincadeira certamente é um meio riquíssimo para a construção da autoestima e imaginação infantil.

brincar-faz-de-conta
brincar-faz-de-conta

O faz de contas proporciona poder experimentar diferentes tipos de sentimentos e também a expressão dos próprios gostos e interesses de um forma segura. Quando por exemplo, a criança brinca de boneca sendo a mamãe ou papai, e o boneco é uma própria versão de si. Aprimorar a linguagem Imitar algum personagem, um animal ou um médico, faz com que a criança elabore formando frases e utilizando expressões que talvez ninguém saiba que ela conhece. Além de ajudar no processo lógico de organização de fatos e histórias. A resolução de problemas, pois as situações criadas nas brincadeiras de reprodução e faz de conta, levam as crianças a refletir sobre meios para assim expor seu ponto de vista, precisam ouvir os colegas para juntos resolverem os problemas. E essa é uma habilidade que será útil por toda a vida.


Por isso é importante que sejam criadas oportunidades para que a criança tenha a possibilidade e também se expresse e que tenha a oportunidade para que use sua imaginação livremente. Além de incentivos através da leitura, fantoches ou de bonecos de pelúcia, ou mesmo uma caixa com variados objetos tais como: chapéus, lenços, roupas antigas, potes de plástico, molho de chaves, brinquedos miúdos e etc. Não importa qual a brincadeira criada no faz de conta, reinar em um castelo ou dono de uma fazenda, em todas elas as crianças aprendem a se expressar de maneira melhor, a resolver problemas e a cooperar uns com os outros. Por isso, devemos valorizar essa forma de expressão que é tão característica da infância.

brincadeira-faz-de-conta-infancia
brincadeira-faz-de-conta-infancia

Ao exercitar a capacidade de pensar pelo ponto de vista do outro ha a possibilidade de entendimento de que que as emoções e pensamentos dessa outra pessoa são separados e diferentes dos seus próprios. Sendo assim, permite que a criança entenda o que o outro ou outros, estão sentindo, tanto como podem reagir e assim, portanto, aprender como lidar com situações interpessoais. A partir daí, também desenvolver as capacidades de pensamento narrativo, de sequenciamento lógico e da criação de uma experiência dentro de uma história,como também ter um começo e um fim, seguindo uma ordem e inventar cenários sociais e emocionais que coexistam ou entrem em conflito. Desta forma, isso permite que as crianças se sintam seguras para expressar seus sentimentos como raiva, tristeza e medo, e dá a elas uma ferramenta para controlar essas emoções, levando a história para resoluções conhecidas e felizes.
A brincadeira do faz de conta permite também que as crianças explorem diferentes papéis sociais e desenvolvam um senso melhor e mais detalhado senso do futuro. Nessas brincadeiras as crianças são capazes de imaginar inúmeras possibilidades de ação no presente momento, também interagir com outras pessoas, revisitar memórias importantes e antecipar possíveis resultados futuros. Ela oferece as primeiras situações onde se poderá aprender e seguir as regras de sociabilidade. Quando crianças pequeninas brincam juntas e inventam uma história combinando suas imaginações, elas fazem negociações complexas sobre os papéis, compõem cenários, ações e conversas que são realizados durante essa brincadeira, e isso requer continuamente que apliquem de convenções sociais, de regras culturais e até criação de modelos cooperativos.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

gravidez hormonio

Hormônios da gravidez

As alterações dos hormônios da gravidez são uma das principais mudanças que ocorrem na gravidez.  Em geral os hormônios são responsáveis por estimular o crescimento

Leia mais »
Posso te ajudar?