febre

Estado febril e febre – Veja as diferenças

Estado febril e febre – Veja as diferenças. No mundo todo, a febre é uma das queixas mais frequentes entre as pessoas que buscam o pronto atendimento. Mas nem sempre a febre é sinal de infecção ou outra doença; ela é uma reação do organismo contra alguma anomalia. Mas quando ela deve ser motivo de preocupação?

Sendo assim, a temperatura normal do corpo varia entre 36º C e 36,7º C, podendo ser mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Geralmente, alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis. Fatores como ciclo menstrual e exercícios pesados podem afetar a temperatura corporal.

Alem disso, de acordo com os infectologistas a febre pode ser caracterizada como:- Febrícula ou estado febril: de 37,3℃ a 37,8℃;

– Febre: acima de 37,8℃;

– Febre alta: em geral, a partir de 39℃.

Febre e estado febril - Veja as diferenças

O que causa febre?

Ao perceber uma invasão de microorganismos, o hipotálamo faz subir a temperatura corporal como um sinal de alerta. Entre as causas da febre, destacam-se as infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas e as não infecciosas, como as doenças do sistema nervoso central (hemorragias, traumatismos, tumores cerebrais), as neoplásicas (câncer de fígado, rins, intestinos, linfomas, leucemia), as cardiovasculares (infarto, tromboflebite, embolia pulmonar), hipertireoidismo, alguns tipos de hepatite e de doenças reumáticas.

Quais os sintomas?

No entanto, é importante ressaltar que existe a diferença entre febre e estado febril, que representa a temperatura corporal entre 37,3 ºC e 37,8 ºC, e pode ser o resultado de uma variação corporal devido a atividades físicas ou atividades diárias. Portanto, o estado febril só deve servir de alerta quando for persistente e acompanhado de outros sintomas.

Existem alguns sintomas que acompanham a febre, como já explicitado anteriormente. Além das dores musculares e de cabeça, pode ter ainda a presença de calafrios, sensação de calor intenso, tremedeira e sudorese, uma transpiração excessiva.

Além disso, a pessoa pode sentir ainda fraqueza, irritabilidade, apatia, perda de apetite, indisposição, desidratação e boca seca. É importante ainda se atentar a febre com a temperatura muito elevada, acima de 40 ºC, que podem gerar convulsões e delírios.

Principais tipos

Assim como diversos outros sintomas que o corpo manifesta, a febre tem diferentes tipos. Os principais são:

Febre contínua;

Febre intermitente

Febre séptica; recorrente

Sendo assim, cada uma delas tem suas especificidades, embora todas possam ser um sinal de alerta do nosso corpo. Mas, o importante é estar atento aos sinais febris que o corpo dá. Uma vez que a temperatura corporal está elevada a medicação para que ela retorne ao normal é necessária, além de uma investigação para descobrir a causa da febre.

Enfim, é importante ainda ressaltar que, em caso de febre alta e frequente é necessário procurar atendimento médico, para uma melhor avaliação da situação. O Imigrantes Hospital e Maternidade tem uma equipe especializada com pronto-socorro para atender os pacientes com qualidade e rapidez.

Visite nosso site!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?