educação respeitosa

Educação respeitosa – saiba o que é

Educação respeitosa – saiba o que é, o tema é um assunto muito novo no universo da educação infantil. E só recentemente começou a ganhar mais visibilidade entre os adultos que lidam com a criança em sua rotina.

Educação respeitosa - saiba o que é

O que é educação respeitosa?

Como o seu próprio nome já diz, ela vem da base do respeito. E quando temos o respeito automaticamente você cria comunicação entre todos os integrantes da sua família. A educação respeitosa, assim como toda a educação deve se iniciar desde sempre, principalmente nos primeiros dias de uma criança.

Retomando a educação respeitosa como seu objetivo educar com respeito e não obediência, como acontece na grande parte da pessoas hoje em dia.

Quando você fala que seu filho te tira do sério, isso tem mais a ver com suas emoções e percepção. Bater, xingar, constranger.

Por fim, no lugar de gritos, punições, o caminho é construir a autoridade. A autoridade é uma construção na relação entre mãe e filho, feita com parceria e evita a desconexão entre os dois, que pode proporcionar um espaço para as mentiras e desconfianças.

Contudo, esse processo é realmente de construção e exige um pensamento ao longo prazo. É preciso persistir nas suas ideias e estar disposta a refazer.

Dicas para superar conflitos

Substituir as críticas por perguntas que estimulem o seu filho a pensar;

Fazer acordo juntos. Mas qualquer pessoa se compromete de forma mais eficaz com regras que ajudam a construir;

Incluir o filho nos combinados da casa, para torna-los seu parceiro e não apenas um filho obediente.

Evite os rótulos

Rótulos envenenam qualquer relação. Mães que dizem que os filhos são preguiçosos, chatos agitados, está resumindo numa coisa só, e ninguém é uma coisa só, rótulos machucam e diminui as pessoas. Melhor evitar.

Nosso papel, como pais, é sermos exemplos de autoridade amorosa e empática, e sermos capazes de nós conectarmos verdadeiramente com o coração dos nossos filhos, conseguimos guia-los por um caminho muito mais leve.

Repreenda as ações inadequadas

As crianças cometem muitos erros, afinal, elas ainda estão aprendendo o que é certo ou errado.

Por isso, não tenha medo em corrigir as ações inadequadas. Mas, faça isso com respeito, mostre a ele o que está errado, quais as consequências daquela ação e porque é proibido.

visite nosso site

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?