Você tem dificuldades na amamentação? Então confira as dicas que separamos para te ajudar nessa fase com o seu bebê!
É uma cena linda quando vemos uma mamãe amamentando o seu bebê, com um lindo sorriso no rosto como se fosse algo muito tranquilo. Por mais que pareça simples e natural, aleitamento materno não é nada fácil ou intuitivo.
Com a jornada de trabalho no dia a dia, a falta de apoio e informação, muitas mães desistem de amamentar.
Se você está passando por isso, saiba que você não está sozinha e não é algo inédito. Foi pensando nisso, que nós reunimos algumas dificuldades e dicas que irão te ajudar nessa fase importante para o seu bebê.
Quais as principais dificuldades na amamentação e como superá-las?
Veja abaixo as principais dificuldades que muitas mamães enfrentam durante a amamentação:
1) Dores
O desconforto acontece principalmente nas primeiras semanas de vida do bebê, que é a fase de adaptação.
Para evitar dores a pega adequada é o segredo. O ideal é que o bebê tenha a boca bem aberta e o mamilo fique direcionado no céu da boca dele. Para isso, o bebê deve ser incentivado a pegar na parte de baixo da aréola.
Assim garante que o bebê faça sucções com um bom fluxo de leite. Além disso, a amamentação também se torna muito mais confortável.
Você também pode estimular os lábios do bebe com a ponta do mamilo para que ele abra a boca e faça a pega completa.
Bicos Rachados
Antes de qualquer coisa é necessário avaliar quais as causas das feridas. Não é indicado o uso de qualquer tipo de pomadas, pois elas obstruem os ductos e causa maior sensibilidade na região da aureola.
Para prevenir as rachaduras, você pode expor as mamas de 10 a 15 minutos durante a manhã, no sol das dez e também a tarde após as 16 horas para fortalecê-las.
O próprio leite materno ou o uso de lanolina pura nas rachaduras, durante várias vezes ao dia, ajuda na cicatrização.
Alguns procedimentos médicos são indicados para a cicatrização da área como laser de baixa potencial, é uma ferramenta que vem trazendo inúmeros benefícios.
Ingurgitamento mamário
O acúmulo de leite nas mamas, que geralmente acontece na época da descida do leite, ou apojadura, que pode evoluir para uma mastite.
Mamas quando estão muito cheias causam dores e prejudicam a pega do bebê, causando fissuras. Caso a mama esteja muito cheia, é recomendado um procedimento de “ordenha de alívio”, que é quando é feito uma massagem nas mamas e um pouco do leite é retirada, de forma que elas continuem cheias.
O aluguel de bombas extratora de leite também poderá te auxiliar nesse período.
2) Pouco leite
Uma das principais causa do desmame é a sensação de ter pouco leite ou que o leite é fraco, pois o bebe não para de chorar.
A pouca produção de leite, pode ser causada por algumas situações como:
Hipoplasia mamária
Que é quando há uma malformação congênita em que a mama não se desenvolveu de forma adequada, ou quando foi realizada a cirurgia de mamoplastia redutora, ou seja, a remoção de tecido mamário.
Outro ponto importante que é necessário tirar a crença de que “não há leite fraco”. O que acontece é que há um desequilíbrio causado quando o bebe realiza a sucção de forma adequada, ou não está acontecendo a livre demanda, ou seja, há restrições de horários para as mamadas.
Por isso não são recomendados o uso de bicos artificiais durante a amamentação. Além disso também é importante que você tenha um descanso para que haja a regulação dos hormônios que atuam na amamentação.
Enfim, quando identificada a baixa produção de leite, lembre-se que quanto mais o beber mamar, mais leite é produzido, e é por isso que você deverá passar a oferecer o peito em intervalos mais curtos e se necessário poderá pedir ajuda ao médico pediatra.
3) Bico invertido
Uma das dificuldades na amamentação é quando o bico do seio está voltado para dentro, o que dificulta na pega do bebê que não consegue sugar e acaba puxando o seio mais forte. Por isso é importante buscar a ajuda de um profissional para ajudar na formação do bico com bicos de silicone.
Como se preparar para a amamentação
Veja alguns cuidados que você precisa ter para se preparar a amamentação:
Invista no aleitamento misto
Se você tem pouco leite, você pode investir em um aleitamento misto, ou seja, com um pouco de leite materno e um pouco de leite de fórmula. Assim, você não abrirá mão do aleitamento e o bebê não dependerá somente do peito.
Prepare os seis para a amamentação
Durante a gravidez, busque se informar sobre a forma correta de preparar os seios para a amamentação. Oriente-se com profissionais como obstetras, pediatras ou consultores de amamentação que poderão te ajudar.
Conheça o desconforto do seu corpo
A tendência é que o desconforto passe com o tempo e a mãe consiga coordenar a mamada. No entanto se o desconforto persistir após o segundo mês, procure a ajuda de um profissional para avaliar sobre outras formas de aleitamento.
Conclusão
Enfim, a amamentação parece uma tarefa fácil, mas não é e pode causar algumas dificuldades como dores, bico rachadas, bico invertido, entre outros. Por isso, busque por um lugar tranquilo, com sossego e privacidade para se conhecerem e aprenderem sobre a amamentação.
Além disso, busque por lugares tranquilos e com privacidade para a amamentação.