Dicas para a chegada do irmão mais novo

Dicas para a chegada do irmão mais novo

Dicas para a chegada do irmão mais novo

A chegada de um novo membro na família pode ser motivo de muito alegria para a família. Todavia, nem todos podem ter essa visão, ainda mais quando é a chegada de um irmão mais novo.

O processo de aceitação pode ser muito complicado, ainda mais quando a ideia é deixar de ser o centro das atenções, e quanto mais nova a criança, mais difícil a aceitação dessa novidade.

Muitas dúvidas e inseguranças podem surgir para o filho mais velho. Pode acontecer dele amar a ideia e querer dividir o tempo e as brincadeira, mas ele também pode sentir raiva pela questão de dividir o tempo.

Pensando nisso separei algumas dicas para tornar o momento da chegada em algo positivo.

O que fazer antes da chegada do irmão mais novo?

O processo de aceitação e recepção do novo membro da família, deve começar antes da chega, veja como você pode fazer isso:

  • Converse com o primogênito, apresentando a nova rotina de forma leve e divertida, para que a criança entenda que não será trocada ou abandonada após a chegada do caçula.
  • Evite termos como” Agora que você já é mocinho, evite fazer isto ou aquilo”. Não faça muitas mudanças na época do nascimento da nova criança.
  • Permita que a criança participe da gestação, incentive a criança a conversar om o irmão na barriga e sempre que possível a leve para ver o irmãozinho no ultrassom.
  • Envolva nos preparativos para a chegada da criança, opine na escolha dos nomes e nos itens do enxoval.

O que fazer depois da chegado do irmão mais novo?

Após a chegada do mais novo membro da família, o cuidado deve ser redobrado, veja abaixo algumas dicas para que o ambiente fique harmonioso:

  • Quando chegar as visitas para ver o recém nascido tenha mais atenção ao filho mais velho
  • Reserve um tempo para fazer atividades com o filho mais velho, e pode ser coisas simples como ir a um parque, por exemplo
  • Faça com que a criança participe da rotina da mais nova, de forma natural
  • Exercite a empatia dele pelas necessidades do caçula, mostrando fotos de quando ele era mais novo
  • Seja tolerante e paciente com possíveis reações de birras e comportamentos de bebê, essas regressões são comuns em crianças mais velhas
  • Preserve a privacidade do filho mais velho, mesmo que ele vá dividir com o irmãozinho, converse com ele antes de alterar a decoração do quarto para o novo bebê.
  • Mostre ao seu filho mais velho que você o entende com frases como: “é difícil ser o irmão mais velho” ou “a rotina muda quando temos um bebê em casa, isso mostra o quanto você o compreende e se importa com ele.

Conclusão

A chegada de um membro mais novo na família pode ser muito difícil para alguns membros da família. Essas reações são naturais e fazem parte do crescimento e desenvolvimento de seus filhos.  Por isso, tente fazer com que a chegada do irmão mais novo seja feita de forma leve e tranquila.

E aí gostou do post com as dicas de como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê? Então compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso site.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?