desenvolvimento-criança-dicas

10 Dicas para Ajudar no Desenvolvimento Infantil

O desenvolvimento infantil é uma ordem de sequencias, que vão progredindo em complexabilidade de acordo com o desenvolvimento do organismo, referindo-se a alterações da composição e do funcionamento das células, quando os órgãos amadurecem e adquirem também novas funções. O desenvolvimento é um processo sucessivo e contínuo, por toda a vida. Na fase infantil o desenvolvimento envolve cinco aspectos: motor, cognitivo, afetivo, social e sensorial.

No motor, o desenvolvimento, ocorre de forma impressionante dentro do primeiro ano de vida da criança, de onde sai de uma fase de completa dependência, para a fase da marcha, totalmente independente.

desenvolvimento-motor-infantil
desenvolvimento-motor-infantil

No cognitivo, a criança adquire conceitos que servirão de base para futuramente desempenho escolar. Isso ocorre nos 2 primeiros anos, onde a criança começa a aprender a dar nomes e funções aos objetos que fazem parte da sua vida.

No desenvolvimento afetivo, é o momento quando a criança se descobre pertencente a uma família, e percebe-se amada.

A infância é uma fase onde é muito importante que se deem estímulos, mas sem forçar nada, para que não hajam frustrações e gere ansiedade, e a melhor forma para chegar a esse resultado são as brincadeiras juntos, sem se fixar em marcos do desenvolvimento, tendo em mente que cada indivíduo se desenvolve de maneira distinta e única, e estar e se relacionar com outros, desenvolvem as capacidades e desejo de se comunicar, movimentar e expressar sentimentos, nisso teremos como resultado um QI mais desenvolvido.

infantil-desenvolvimento
infantil-desenvolvimento

Para que nesta fase, esses momentos possam ser aproveitados da forma mais ampla possível, listaremos 10 dicas que estimulam o desenvolvimento infantil:

1 Tenha uma rotina – è importante que seja estabelecida uma sequencia de acontecimentos diários, como hora de comer, hora de dormir, hora do banho, desta forma, permitindo que a criança possa se organizar. A rotina também deve estar atrelada a conduta de hábitos saudáveis como comer bem, brincar ao ar live, ter todas as horas de sono indicadas para a idade… todas essas coisas são de suma importância para o desenvolvimento infantil.

2 Memória como forma de Armazenamento do Conhecimento – Usar a memória para armazenar conhecimentos dentro de um determinado contexto, é uma ótima maneira de ajudar no desenvolvimento infantil, sem que seja utilizado o somente decorar. Para isso inicie com palavras novas, mostrando o objeto representado, para que a criança vá construindo associações. Com o passar do tempo já a partir dos 2 anos a capacidade de conservar as informações, aumenta.

3 Improvisar – O improviso desenvolve a criatividade nas crianças. Criar personagens no meio de uma história ou inventar um final diferente para uma história conhecida, imaginar uma função diferente para um objeto, sonhar acordado construindo outra realidade, tudo isso são exemplos de improvisos criativos que auxiliarão a criança a se desenvolver. Uma dica bem interessante e divertida, é enquanto um narra uma história, o outro mostra objetos anteriormente selecionados e dispostos dentro de uma caixa ou sacola, para que o narrador utilize esse objeto no contexto da história que esta contando. Esta pode ser inventada ou já existente, desde que de vez em vez, um objeto seja mostrado e incluído. O objetivo é que o objeto seja encaixado de alguma forma, dentro do contexto da história.

4 Raciocínio Lógico – Para ajudar a criança a desenvolver o raciocínio lógico, é importante perguntar sempre, permitindo que ele possa pensar e criar conexão para obter a resposta. Pergunte sobre tudo, mas elabora as questões de forma com que a criança tenha que além de expressar o que pensa, elaborar uma resposta. Qual foi a coisa mais legal hoje na escola, é um bom exemplo de questão onde a criança usara suas habilidades lógicas de forma mais elaborada, pois não poderá responder apenas utilizando somente uma palavra, isso também favorecerá a linguística lógica.

5 Crie Dúvidas – As duvidas permitem aumentar a compreensão de mundo da criança, até mesmo ajuda a discernir entre o real e o imaginário e construir relações entre elementos conhecidos. Um exemplo de pergunta indicada para este caso seria perguntar se o vovô já foi criança, ou por que o rato não chupa pirulito, algo nessa linha. Permita também que a criança tenha direito a duvida e demonstre sempre,mesmo que você não saiba a resposta, que aquela é uma duvida pertinente.

6 Senso Estético – Como o senso estético é desenvolvido aos poucos, permita com que a criança, escolha, por exemplo, as peças de roupas que ira usar,e vá fazendo ajustes necessários. Enquanto menores, você mesmo pode escolher algumas peças e permitir que a criança escolha dentre as já escolhidas, pois em casos de muito frio ou calor, a criança pode,se deixada só, escolher roupas que prejudicarão a saúde. Para que seja mantido o conceito de que a própria criança criou, permita que ao menos algum item ou cor escolhido por ela, seja utilizado.

7- Noção de Tempo – Uma dica para ajudar a criança no processo de construção de linearidade é utilizar um calendário para marcar datas ou eventos importantes e companhar juntamente com a criança, quanto tempo falta para esse evento. Com uma criança maior, a partir e 7 anos, a noção temporal já pode evoluir para o conceito de hora, pode-se usar, por exemplo a marcação do meio-dia, como a hora do almoço e mostrar as sequencias a partir daí.

8- Concentração – A criança tende a mudar muito rapidamente e uma atividade para outra, e uma dica para contribuir com o desenvolvimento da concentração é somente começar uma outra atividade, após guardar o brinquedo ou material que estiver usando na anterior. Assim desenvolverá também o senso de organização e disciplina.

9 – Vestir-se sem Ajuda – Permitir que a criança se vista sozinha, além de melhorar a coordenação motora fina, auxilia no processo de independência. A partir dos 2 anos, a criança já consegue vestir algumas peças sem a ajuda de um adulto. Para isso é essencial que hajam roupas fáceis de vestir, como camisetas com a gola mais aberta, calças com elástico e tênis com velcro, por exemplo. Nesse ato de se vestir a criança começa a perceber também sequencia lógica, como colocar o sapato somente após a meia, por exemplo.

10 – Identificar e Superar Erros – Incentivar a criança a tentar mais uma vez, mostrando que a derrota não deve ser encarada como um fracasso,mas como uma oportunidade de identificar erros e se preparar melhor para superar o desafio. A partir dos 6 anos, a criança já se diverte com jogos de tabuleiro, a dica aqui é além de ajudar a desenvolver um espirito saudável de competição, desviar o foco do resultado final, para os momentos divertidos da brincadeira.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?