consulta dentista

Cuidados com os primeiros dentinhos do bebê

Cuidados com os primeiros dentinhos do bebê. A saúde bucal dos bebês requer cuidados especiais a que os pais e cuidadores devem estar atentos. Saiba como cuidar da dentição do bebê.

O recém-nascido requer ações que terão impacto por toda a vida dali em diante, como vacinar, amamentar e fazer exames básicos que detectam doenças e má-formações. Incluem-se aí os cuidados com a saúde bucal para preservar os dentes de leite.

Cuidados com os primeiros dentinho do bebê

Quando nascem os primeiros dentes do bebê?

Contudo, por via de regra, é possível observar a primeira pontinha de dente surgindo na gengiva do bebê por volta dos seis meses de idade. Mas isso não é uma regra, o tempo pode variar para mais ou para menos.

A partir do terceiro mês de vida, os primeiros indícios já podem surgir, ou podem demorar até um ano.

Usualmente, os primeiros dentes aparecem por volta dos seis meses de idade. Mas cada organismo tem seu próprio ritmo. É natural que surjam em algum momento entre os três meses e um ano de idade. Quando a criança completar três anos, provavelmente terá 20 dentes de leite na boca.

Sintomas dos primeiros dentes

Por isso, durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele. Mas há alguns bebês sortudos que não sofrem absolutamente nada com o nascimento dos primeiros dentinhos.

Os sintomas mais comuns são:

Chorar ou choramingar mais do que o comum.

Vermelhidão e dor na gengiva, no local onde o dente vai nascer.

Uma bochecha mais corada do que a outra.Babar mais do que o usual.

Roer e mastigar muito as coisas.

Irritabilidade e mau humor.

Se recusar a comer e beber.

Acordar mais vezes durante a noite.

Pequeno sangramento da gengiva, no local onde o dente deverá nascer.

Os sintomas são normais e desaparecem conforme os dentes vão nascendo. Caso sejam muito severos ou não desapareçam, consulte o médico. Muita gente acredita que febre e diarreia são sintomas da dentição, mas não há comprovação científica. Leve o bebê ao pediatra sempre que algo estiver fora do normal.

Como aliviar os sintomas?

Caso o bebê esteja sofrendo muito durante o nascimento dos primeiros dentinhos, é possível tomar algumas medidas para ajudá-lo. Uma delas é lavar bem suas mãos e esfregar um dos dedos na gengiva da criança por cerca de dois minutos. Muitas se sentem aliviadas com a massagem.

Dar carinho e afago também pode oferecer alívio. Como o bebê pode ficar irritado e manhoso, é preciso ser paciente e dar atenção. O melhor remédio, no entanto, é mastigar. Objetos como anéis de dentição, chocalhos e outros brinquedos flexíveis ajudam o bebê a aliviar a dor e coceira. Eles têm que ser seguros e aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

Em casos extremos, o bebê pode tomar um analgésico, desde que receitado pelo médico.

Cuidados com os dentes

O bebê, já a partir do nascimento dos primeiros dentes, pode ser levado ao consultório de um odontopediatra. Dessa maneira, é possível prevenir problemas, como a cárie, e evitar aquele medo de dentista que muitos têm. Além, é claro, de os responsáveis receberem mais informações sobre a saúde bucal dos pequenos

Ainda, alguns cuidados são essenciais para que os dentinhos de leite sejam mais saudáveis. Entre eles podemos destacar:

Escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia (uma vez pela manhã e outra antes da criança dormir);

Evitar o consumo de alimentos com muito açúcar;

Utilizar produtos específicos desenvolvidos para crianças — as escovas devem ter a cabeça menor e cerdas macias, já o creme dental precisa de flúor (alguns dentistas indicam sem flúor)

Não deixar a criança dormir sem higienizar os dentes, pois isso propicia o surgimento de cárie.

Visite nosso site.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?