crianças sentimentos

Crianças e os sentimentos:Como ensinar?

Você sabe como ensinar as crianças sobre sentimentos? Confira!

Amor, raiva, vergonha, tristeza, medo… Esses são algumas das emoções e sentimentos que uma criança pode vivenciar ao longo dos primeiros anos e pode ser um verdadeiro desafio conviver com todos eles.

E então, você sabe ensinar os seus filhos a lidarem com as emoções? Veja no texto abaixo como ajudar as crianças a compreenderem melhor os seus sentimentos. Continue a leitura!

Como iniciar um assunto sobre sentimento com as crianças?

É fundamental que você converse com as crianças sobre seus sentimentos, saber conduzir esses momentos e apresentar cada uma das emoções aos pequenos, conforme as fases do seu desenvolvimento.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a trabalhar sobre os sentimentos com as crianças:

Crie um álbum de sentimentos e emoções

Muitas vezes o seu pequeno pode ter problemas para compreender o que falamos, então busque contar histórias com ilustrações, ou usar recortes de jornais, revistas ou até mesmo fotos para mostrar as emoções.

Dessa forma você pode criar um álbum de emoções e exercitar o vocabulário de emoções dos seus filhos.

Conte histórias para ensinar sobre sentimentos

As histórias podem ajudar as crianças em diversos aprendizados, assim como para falar de sentimentos.  Conte as histórias da sua infância e os sentimentos que você tinha com elas.

Os filhos se espelham no seu comportamento e nas pessoas com quem convive

Para conseguir falar de sentimentos com os pequenos, é preciso mostra que você sabe administrar as suas emoções. Assim ficará mais fácil deles entender quais são as suas preferências, necessidades e desejos.

Mostre que você também erra as vezes e que errar é normal. Além disso, não reprima os sentimentos, evite dizer “não precisa chorar”, mas questione os motivos pela qual ele está chorando. E em caso de birra, não castigue, mostre que você compreende que ele esteja frustrado.

Incentive seu filho a falar sobre suas emoções

Não é muito comum que os nossos filhos queiram falar sobre sentimentos com a gente. Por isso, devemos ajudar a mostrar os seus sentimentos, ao invés de guarda-los, independente se são emoções negativas ou positivas, sem qualquer tipo de julgamento.

Por exemplo, se uma criança está angustiada, ela não saberá dizer o que sente. Neste caso é a sua função dar espaço e escutar o que a criança está sentindo.

Ela dirá coisas como “Tenho medo de ficar sozinha” ou “Um monstro vai me pegar quando estou sozinha.

A arte e o esporte são uma ótima forma de expressar os sentimentos

Tanto a arte como o esporte são uma ótima forma de ajudar a expressar as suas emoções, principalmente quando a criança é mais fechada e não gosta de falar sobre si. Além disso, os esportes também ajudam as crianças a se tornarem mais comunicativas e a trabalhar em equipe.

Brincadeiras para desenvolver as emoções

Para te auxiliar a trabalhar as emoções do pequeno, há algumas brincadeiras que você pode fazer, como:

Brincar de “Agora eu me sinto” e “Por que me sinto assim”.

Nessa brincadeira é uma forma dos seus filhos desenvolver a habilidade de verbalizar como se sente em determinadas situações.

Por exemplo, como ele se sente quando um brinquedo estraga, ou vai ao parque. Essa brincadeira pode começar por um adulto, como forma de explicar.

Desenhando as emoções

As crianças são muito criativas, e que tal deixá-las expressar o que acham que são as emoções

As crianças são fontes inesgotáveis de ideias, não é à toa que 98% delas tem alto potencial criativo. Antes de explicar o que são as emoções, pergunte o que acham que são, através de desenhos, garanto que será muito divertido. Depois você poderá explicar mostrando os emojis do WhatsApp.

Quadro das emoções

Crie o hábito de perguntar aos pequenos todos os dias como ele está se sentindo.  Para isso você pode criar um quadro de emoções de cartolina com figuras que representem as emoções. Após essa definição, converse com a criança sobre o porque ela escolher determinado sentimento.

Conclusão

Enfim, ensinar os seus filhos a entenderem os próprios sentimentos é proporcionar harmonia no ambiente familiar.  Quando você implanta as dicas de alfabetização emocional, percebe que a criança começa a identificar e controlar os seus sentimentos.

Aqui na Toy+Toy você encontra as melhores opções de brinquedos para ajudar no processo de educação. Venha conferir!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?