Crianças que roncam: o que pode ser? Se a criança está roncando, certamente tem algo errado.
Quando o ronco acompanha os resfriados ou gripes e logo depois vai embora, não há motivo para preocupação. Igualmente corriqueiro é o ronco que surge nas crises de rinite e desaparece após o tratamento. Entretanto se o ronco persistir por meses, ou estiver frequentemente incomodando a família, será necessária uma avaliação bastante cuidadosa.
O ronco denota uma dificuldade relacionada a respiração.
Causas do ronco infantil
O ronco infantil é o que afeta a criança, sendo mais frequente em idade escolar entre os 3 aos 7 anos de idade, sendo a sua apresentação muito semelhante a roncopatia no adulto, difere significante nas suas causas e nas suas complicações.
Qualquer coisa que estreite as vias aéreas, o inchaço provocado pela rinite, o estreitamento pelo aumento de tamanho da adenoide (a “carne esponjosa”) ou das amígdalas. Outro causa de ronco, mais frequente nos adultos, mas cada vez mais presentes nas crianças e adolescentes, é a obesidade.
O que fazer em caso de ronco?
A primeira coisa é levá-lo para ser avaliado pelo pediatra: como está o nariz? Está com rinite, tem sinais de ser uma criança respiratória oral ? De acordo com a história e o exame físico, o pediatra pode solicitar exames para a avaliação do tamanho da adenoide ou encaminhar para o otorrinolaringologista.
Nos bebês, o problema pode ser ainda mais grave, isso porque as vias respiratórias dos pequenos ainda é imatura. E até aproximadamente os 6 meses de vida, eles praticamente só respiram pelo nariz.
O nariz do bebê já é muito pequeno, e ele depende muito dele para a respiração, ou seja, qualquer secreção ali dentro pode gerar desconfortos e barulho para respirar e dormir.
Para minimizar os efeitos o médico indica a lavagem nasal, que é essencial para o alívio da obstrução e para o bem estar.
visite nosso site