Crianças que mordem, o que está acontecendo?
A mordida é um dos ensinamentos mais importantes na vida de um bebê, é uma das primeiras coisas que se aprende. A fase oral é um grande estágio de desenvolvimento. Morder o seio da mãe ou o bico da mamadeira e chupeta são comportamentos bem comuns e saudáveis ate. O bebê se relaciona com o mundo primeiro pela boca. Em alguns casos pode ser até demonstração de carinho. O problema é que, as vezes, essa característica está ligada à agressividade.
Crianças que mordem, como reagir nesses casos
Primeiro, é preciso compreender esse contexto: o que aconteceu antes da mordida? O que a criança estava fazendo? Quando a criança morde, o que está acontecendo? é sempre alguém específico? Quando a mordida ocorreu? Assim, é possível entender as motivações para saber como será a abordagem para a correção.
Apesar de as mordidas serem comuns entre crianças de 1 a 3 anos, não significa que esse tipo de comportamento deve ser aceito. É importante que os responsáveis conversem com as crianças e expliquem que essa ação não é legal, pode machucar e chatear. Ainda que essa conversa aconteça, não quer dizer que a criança quer compreender tudo naquele momento. As atenções devem ser redobradas ,pois as mordidas podem voltar a ocorrer.
Crianças que morde, o que está acontecendo, na fase oral, dê a ele algo que possa morder para demonstrar afeto na hora em que ela for morder. Explique que não podemos morder as pessoas e ofereça um brinquedo pra isso.
Estimule a correção do erro, definitivamente, não é o momento de afastar a vítima da criança que morde! Ela precisa aprender a concertar o erro. Por fim, demonstre afeto e tranquilize quem sofreu a agressão. Em seguida, oriente a criança que mordeu que ele deve pedir desculpas e ajudar a cuidar do “dodói” que ele fez no amigo.
Contudo, Não espere alguns minutos para conversar com o seu filho quando ele morder alguém. Crianças pequenas tem poucas capacidade de atenção, então elas precisam de uma conversa clara e imediatamente.
Por fim, Cabe os pais, portanto, estabelecer limites e mostrar a importância de respeitar o próximo. A escola por sua vez deve mediar as relações entre as crianças, para minimizar sentimentos negativos expressos por quem mordeu e foi mordido, o que não pode é ignorar essa fase desenvolvimento infantil.
Por isso, é importante identificar o motivo do comportamento e mostrar que não pode.