colesterol alto

Crianças com colesterol alto

Crianças com colesterol alto. A idade não é documento. Esse é um conhecido ditado popular que se aplica muito bem quando o assunto é colesterol alto.

O colesterol é uma espécie de gordura da qual o organismo necessita e, por esse motivo, o próprio corpo a produz. Existem, basicamente, dois tipos: o HDL, conhecido como “bom colesterol” e o LDL, o “colesterol ruim”.

Crianças com colesterol alto

Diagnóstico do colesterol em crianças

Por isso, a presença do colesterol no organismo não é um perigo por si só. Na verdade, o colesterol exerce inúmeras funções importantes no nosso organismo. Os riscos surgem quando há o excesso da substância.

Para ver se esse é o caso, são feitos exames de sangue que indicam se seus níveis estão bons ou não.

Contudo, crianças com colesterol alto podem ter essa condição por fatores genéticos, portanto, se houver histórico de familiares com problemas como infarto, derrame ou outras complicações cardiovasculares, principalmente se em idades mais precoces (antes dos 55 anos nos homens e 65 anos nas mulheres), o cuidado deve ser maior.

Por isso, é melhor fazer os exames todo ano a partir dos 2 anos de idade.

Como previnir?

É muito importante que os pais controlem ou evitem o consumo de certos tipos de alimentos que são extremamente prejudiciais para a saúde infantil, como:

Açúcar mascavo;

Sal;

Gordura saturada;

Xaropes;

Melaço;

Mel;

Açúcar refinado.

Prefira a fabricante de biscoitos integrais aos biscoitos recheados, pois os alimentos doces incentivam as crianças a consumir açúcar ao invés de frutas e legumes.

É muito importante oferecer alimentos saudáveis e nutritivos para os pequenos desde muito cedo, dessa forma, eles desenvolvem um relacionamento saudável com a comida, que será levado por toda a vida.

Colocar uma horta casa

Contudo, antes de você pular essa dica, saiba que é possível ter uma horta em casa, mesmo para quem mora em apartamento.

Por isso, o cultivo de alguns tipos de alimentos vai incentivar os seus filhos a comer melhor.

Para isso, utilize vasos para plantar cenoura, salsa, tomate, manjericão, dentre outros. As crianças gostam de ver algo que elas mesmas plantaram crescer.

Isso vai incentivá-las a consumir esses alimentos e aprenderem um pouco mais sobre eles.

Experimentar novas receitas

A internet facilitou a nossa vida em muitos sentidos, inclusive na hora de cozinhar. Você pode encontrar receitas diferentes com ingredientes saudáveis e prepará-las junto com os seus filhos.

Entre em contato com delivery de frutas e prepare uma sobremesa natural e saudável junto com os pequenos.

Com isso, eles vão desenvolver um relacionamento positivo com a comida e vão se sentir orgulhosos de comer um prato que eles mesmos prepararam.

Cuide dos itens da geladeira e da despensa

Você precisa analisar os tipos de alimentos em sua geladeira e despensa. Se eles estão cheios de guloseimas, vai ficar muito difícil garantir a qualidade da alimentação das crianças.

Por conta disso, procure preenchê-los com frutas, legumes, carnes magras, água, leite e sucos naturais.

É claro que, de vez em quando, seus filhos podem comer um doce ou algo diferente, mas isso não deve fazer parte da alimentação diária deles.

Beber muita água

Além de cultivar uma alimentação saudável para evitar o colesterol, é muito importante incentivar os pequenos a beber água durante o dia.

Evite dar a eles bebidas açucaradas, principalmente, refrigerantes ou sucos em pó. Durante as refeições, eles podem saborear sucos de fruta, mas ao longo do dia, o consumo de água é primordial.

Gostou do nosso conteúdo, visite nosso site!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?