O Consumo consciente é um movimento social que foi baseado no crescente aumento da atenção sobre o impacto que as decisões de compra do individuo causam no meio ambiente, na sua vida e saúde dos consumidores de modo geral. Através dele as pessoas passam a ter mais consciência antes de alguma decisão de compra qualquer que seja, na aquisição de itens pequenos, como um relógio, ou de algo maior como um automóvel.
A grande problemática nesse sentido é que os consumidores até mesmo por aproveitarem alguma oferta de crédito acabam por fazer compras por impulso e acabar adquirindo algo que não precisa que a principio pode parecer uma bobagem, ou nada demais, somente uma pequena aquisição que sente-se que não fara diferença no orçamento, mas que além de ser um vicio de comportamento que pode levar a compulsão de compras, sim interfere no orçamento final, e na normalização da postura de comprar sem motivos maiores.
Desta forma, como adultos e pais, somos responsáveis por falar sobre o consumo consciente para as crianças, assim, evitando que aumente o numero de consumidores compulsivos, mesmo vivendo num mundo com forte apelo na publicidade mídias como a TV a internet, e desejamos que o consumo consciente infantil seja uma realidade nas vidas de nossos filhos. E para que isso ocorra, é importante trazer o tema para debate em casa, no dia a dia, não somente nas palavras mas principalmente nas atitudes, como, falar sobre educação financeira com seus filhos, embora pareça ser um assunto voltado aos adultos, os pequenos já presenciam no dia a dia o uso do dinheiro, vendo os pais e fazendo compras no mercado ou eles próprios indo até a padaria para comprar pães .
Por isso, tratar sobre educação financeira com os pequenos, fará com que eles entendam melhor o valor do dinheiro e a importância de ter uma relação saudável com ele, e isso traz ótimos benefícios a longo prazo, até a vida adulta.

Comprar apenas o necessário, sem abrir mão dos itens importantes para a família, mas obtendo itens mais duráveis mesmo sendo de um maior valor, é uma dica que está diretamente relacionada com o objetivo de incentivar o consumo consciente infantil, pois os pequenos percebem que seus pais não compram tantas coisas, ele entenderá esse comportamento de compulsão, não é um hábito comum, e mesmo para crianças, podem ser encontrados brinquedos, peças de roupa, calçados e uma série de outros itens, e esta decisão mostra como a família pensa no meio ambiente, já que está comprando algo que não precisou ser fabricado novamente.

Comprar itens de segunda mão que estejam em boas condições, seriam mais uma dica que está sendo bastante utilizada hoje em dia, e é muito fácil e comum encontrar tais oportunidades, tanto nas redes sociais quanto em grupos no WhatsApp e outros apps de comunicação. Outra dica ,são as empresas de aluguel de brinquedos e acessórios para crianças, uma ótima oportunidade para ensinar sobre sustentabilidade e o consumo compartilhado. Além disso ensinara ao seu filho, com exemplo pratico, uma atitude ética e sustentável na hora de comprar.
Ter um comportamento compulsivo nas compras é muito prejudicial, não somente para o bolso mas também em vários outros aspectos da vida. Por esta razão se pudermos conseguir evitar ao máximo que nossos filhos tenham essa compulsão, todos saem ganhando, nós, elas, e a sociedade de uma maneira geral, e se construirmos uma base sólida de consumo consciente desde a infância, filhos perceberão esse tipo de comportamento e tenderão a replicá-lo no seu dia a dia, que é também algo fundamental para nós, pais, que eles sejam sempre e cada vez mais saudáveis e felizes.