brincar natureza

A importância da brincadeira ao ar livre na infância

A brincadeira ao ar livre, seja fora ou dentro de casa, proporciona um maior contato com a natureza, e melhora pontos importantes de uma infância saudável como: imunidade, memória, sono, capacidade física e de aprendizado e contribui para o bem estar das crianças durante a infância.

Afinal criança que se movimenta, tem maior incentivo ao cérebro, em específico a região do cerebelo, que é responsável pelo equilíbrio. Além disso, estar em um ambiente com a atmosfera livre, permite que crianças criem brincadeiras.

Veja abaixo, os benefícios das brincadeiras ao ar livre para as crianças. Confira!

Benefício das brincadeiras ao livre para a infância

Há inúmeros benefícios de se estar em contato com a natureza é a melhora da saúde física e mental, melhorando a aprendizagem, o desempenho escolar, reduzindo sintomas de déficit de atenção e hiperatividade, além de ser um estímulo ao convívio social.

Veja abaixo os principais benefícios para as crianças que brincam ao ar livre:

1) Estimula todos os sentidos e a criatividade

Brincar ao ar livre estimula a criatividade e também de forma cooperativa, onde os brinquedos são criados e reinventados. Um galho pode virar uma espada, assim como uma trilha de pedrinhas vira uma estrada de carrinhos, tudo que vier a imaginação.

2) Brincadeiras ao ar livre permite criar laços e vínculos sociais e familiares

Já é comprovado que crianças que brincam ao ar livre, de forma regular, não dirigida e estruturada, são capazes de conviver melhor com os outros, de forma mais saudável e mais feliz.

Brincar ao ar livre também é uma forma de unir a família, proporcionando momentos marcantes entre os familiares.

3) Estimula a prática de exercício físico

Crianças que brincam ao ar livre são mais ativas de forma física e tem mais consciência sobre a sua alimentação. Além disso, a prática de exercício físico, aliado a uma alimentação saudável evita o sedentarismo e combate a obesidade infantil. De acordo com o Ministério da Saúde atinge cerca de 13% de crianças de 5 a 9 anos de idade.

Outro ponto importante é que na prática de exercício físico opera grandes músculos como os da perna e braços, um incentivo ao cerebelo, como efeito ocorre a evolução das aptidões como organizações espacial e equilíbrio e as demais capacidades motoras futuras.

4) Contribui para o desenvolvimento infantil

Brincadeiras ao ar livre ajudam no desenvolvimento infantil: intelectual, social, emocional, espiritual e físico.

5) Traz benefícios para a saúde

O contanto com a natureza pode promover a redução significativa com os sintomas de TDAH, estresse

6) Melhora a nutrição

Promover brincadeiras ao ar livre em que as crianças aprendam a lidar com a terra, fazendo hortas são mais propensas a comer mais frutas e vegetais e passam a ter mais conhecimento sobre a nutrição e manter hábitos alimentares mais saudáveis.

7) Proporciona mais vitamina

Crianças que brincam ao ar livre tem mais exposição ao sol, necessário para a produção de vitamina D, que tem papel crucial no organismo e no desenvolvimento ósseo ao sistema imunológico.

Além disso, também promove melhor qualidade do sono e no humor, pois o nosso organismo tem como se fosse um “relógio interno” que é programado de acordo com a quantidade de luz e brincar fora de casa pode ajudar as crianças a terem um fluxo mais saudável do sono.

Conclusão

Enfim, brincadeiras ao ar livre trazem inúmeros benefícios para as crianças, proporcionando exercícios físicos, vitaminas e minerais pela exposição solar, melhora a nutrição e o desenvolvimento infantil, além de criar laços familiares.

Então, que tal desligar os videogames e deixar o celular de lado e deixar a criatividade rolar!

Na Toy Mais Toy, você encontra os melhores brinquedos para locação para proporcionar momentos de descontração com os seus filhos, venha conferir!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

capa blw

BLW: como funciona?

BLW: como funciona? O método BLW que em português significa desmame guiado pelo bebê, pega com a mão os alimentos cortados em tiras ou pedaços.

Leia mais »
Posso te ajudar?