blw

BLW e suas vantagens

BLW e suas vantagens. Conhece o método BLW? A sigla vem do inglês “baby-led weaning” que traduzido quer dizer: “desmame guiado pelo bebê”.

O BLW tem como principal fundamento a autonomia alimentar dos bebês.

BLW e suas vantagens

Método BLW: o que é?

Entender o que é BLW é uma dúvida comum para muitas mamães. O segredo está na relação entre bebê e comida. Parece complicado, mas continue a leitura que tudo ficará claro nos parágrafos abaixo.

No método BLW o bebê conduz a sua alimentação com as próprias mãos. Por isso, um tipo de introdução alimentar simples e eficaz que vem atraindo cada vez mais adeptos ao longo dos anos. Através do BLW, o bebê é encorajado a se alimentar de forma autônoma. Contudo, ele controla o quanto e o que comer. Desta maneira, desde pequeno ele pode aprender a estimular sua mastigação, seu paladar e a manipular alimentos.Um ponto muito importante sobre o método BLW é a variedade de alimentos oferecidos ao bebê e suas propriedades nutritivas. Procure alternar os grupos alimentares e criar um cardápio diversificado para o seu filho. Por mais que a alimentação fique por conta das mãos do bebê, guiá-lo e monitorá-lo segue sendo papel dos pais.

Vantagens do BLW

A introdução alimentar é o momento em que o bebê cria vínculos com a hora de se alimentar e com os alimentos. É a chance que ele tem de tocar e sentir diferentes texturas, cheiros e sabores. Além disso, é uma oportunidade de ensinar ao seu filho coisas que vão além da nutrição.

Através do método BLW, é possível que o bebê desenvolva sua coordenação motora de maneira com mais facilidade. Conforme ele manuseia os alimentos sozinho, ele vai estimulando sua capacidade física e mental.

Outra vantagem do BLW importante é o bebê ir descobrindo quando está satisfeito e a diferença entre colocar pedaços pequenos e pedaços grandes na boca.

Métodos de introdução alimentar

São vários os métodos de introdução alimentar. A maneira como você escolhe apresentar alimentos para o seu bebê é uma fase importante da vida dele e é necessário ter paciência nessa hora. Cada criança é única e tem o seu próprio tempo para aceitar e se acostumar com os métodos.

Método BLISS

BLISS, Baby-Led Introduction to Solids (Introdução de Sólidos Guiada pelo Bebê), é uma variação do método BLW. A proposta entre os métodos é a mesma: deixar o bebê comer os alimentos com as próprias mãos. Sozinho, ele vai tocar e ingerir a quantidade que ele quiser sobre a supervisão de um responsável.

A diferença do BLISS para o BLW é que no BLISS os alimentos devem ser maiores e o cardápio que você cria já considera todos os nutrientes necessários para a idade do seu bebê.

Contudo, o método tradicional de introdução alimentar conduzido pelos pais que consiste no bebê ingerir suco de alguns tipos de frutas e progredir a partir disso. Na sequência, as mesmas frutas amassadas ou raspadas, sopas, cremes e purês. Preferencialmente tudo processado, amassado e peneirado. Um jeito simples de introduzir alimentos na dieta do seu filho que ainda te permite controlar a quantidade e a qualidade.

Quando começar o método BLW?

Contudo, o método BLW costuma ser introduzido a partir dos seis meses de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a idade da iniciação alimentar de um bebê. Porém, a recomendação é que o método só seja utilizado a partir de quando seu filho conseguir permanecer na postura correta (sentado e ereto) para se alimentar sem riscos à sua saúde.

Gostou? Saiba mais em nosso site!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?