BLW: como funciona? O método BLW que em português significa desmame guiado pelo bebê, pega com a mão os alimentos cortados em tiras ou pedaços. O que ajuda a sua coordenação motora, a sua conexão com a comida e a interação com a família.
Por isso, você pode usar esse método no início da alimentação complementar do bebê, que deve ocorrer a partir dos 6 meses. Durante o BLW, o bebê come, sozinho e sem colher, as mesmas refeições da família, sendo evitada a oferta de papinhas, sucos ou purês.
No entanto, para iniciar esse método o bebê deve conseguir se sentar sozinho e sem apoio, sustentar bem a cabeça e o pescoço, e segurar bem os alimentos com as mãos, para leva-los até a boca. Vale lembrar que a alimentação deve ser sempre supervisionado pelos pais, ou responsáveis, que devem ficar atentos aos sinais de fome e saciedade do bebê, além de evitar possíveis engasgos.
Benefícios do BLW como funciona
Certamente, o fato do bebê comer sozinho estimula a independência e a confiança, melhora a coordenação visual-motora, auxilia no desenvolvimento da mastigação.
Acredita- se que também que essa interação com os alimentos permite que a criança explore mais os sentidos, entrando em contato com as cores, cheiros. A criança alimentada através dessa abordagem,por vivenciarem essas experiências sensoriais, se tornam menos seletiva e as “batalhas” durante as refeições são menos frequentes.
Melhora a aceitação dos alimentos, pois o bebê interage diretamente com as refeições, sendo mais participativo e se familiarizando com as diferentes texturas dos alimentos.
Estimula a fala, pois os músculos da boca e do maxilar se desenvolvem melhor quando o bebê mastiga os alimentos.
Ajuda a definir o sobrepeso e a obesidade, pois o bebê vai conhecendo ao poucos quando está com fome e quando já está saciado.
O que esperar sobre o BLW?
No método BLW rola exploração, rola descobertas, sujeira, mais muita satisfação e um bebê em conexão consigo.
O olhar terno, paciente e positivo para essa relação são os pilares para administrar a espectativa dos pais, afinal, para o bebê.
Qual a fruta ideal no BLW?
Nao existe somente uma fruta ideal para BLW, mas várias que você pode incluir na alimentação do bebê. Aqui vai algumas sugestões:
Banana inteira (retirar a casca até o meio);
Manga fatiada em tiras;
Pera fatiada em tiras;
Laranja (sem a pele dos gomos);
Melão fatiado em tiras.
Como cortar as frutas no BLW?
Para cortar as frutas no BLW, o formato de tiras é um dos melhores porque facilita que o bebê pegue do recipiente. Lembre-se de ter como referência o tamanho do punho do bebê, que indica a quantidade que ele conseguirá segurar.
Dicas de segurança do BLW
O BLW é seguro, o bebê deve estar sentado, assistido e levar a comida no formato adequado para a boca. Isso quer dizer que alimentos rígidos como sementes devem ser evitados.
Alimentos pequenos e ovais, como uvas e tomatinhos, devem ser cortados ao meio, no comprido. O engasgo é um risco presente, mas também é com líquidos, sólidos, ou papas e precisa de intervenção.
O método BLW é realmente facinante não é? Esperamos que com todas essas informações e dicas você consiga aplica-lo na alimentação complementar do seu bebê, aproveite e visite nosso site.