bebê high need

Bebê high need

Você já ouviu falar em Bebê high need? Se você também tem um bebezinho exigente em casa, além de receber doses diárias de amor e fofura, poderá se identificar com algumas destas situações. Choros ou gritos intensos, noites mau dormidas, sentimentos de cansaço e esgotamento o tempo todo. A rotina dos pais e mães de recém nascidos não é fácil.

Afinal, esses pequenos e pequenas exigem, a cada minuto, bastante atenção, cuidado, dedicação e muito carinho. Enquanto isso seus cuidadores se desdobram em mil, para conseguir atender todas essas vontades e necessidades dos bebês que acabaram de chegar ao mundo. Pensando nisso quer saber mais sobre bebê high need? Acompanhe o texto abaixo:

Características do bebê high need

1 Chora muito

O choro do bebê high need geralmente é alto e forte e pode durar praticamente todo o dia, com pequenos intervalos de 20 a 30 minutos. É comum que os pais pensem inicialmente que o bebê está sofrendo com alguma doença, por que o choro pode ser inconsolável o que leva a muitos pediatras a realização de exames, sendo que todos os resultados são normais.

2 Dorme pouco

Geralmente o bebê high need não dorme mais de 45 minutos seguidos e acordam agitados chorando, mas precisam de colo para se acalmar. Por fim, técnicas para se acalmar como “deixar chorar” até parar não funcionam nesse caso, porque o bebê não para de chorar de mais de uma hora, o que pode ter como consequência danos cerebrais, além de deixar marcas na personalidade da criança, como a insegurança e desconfiança.

3 Intensidade para dormir

Esses bebês costumam dormi em doses homeopático, exigindo amamentação ao longo das madrugadas. As crianças de alta necessidade, porém não costumam ultrapassar uma hora seguida de sono, o que exigem dos pais uma atenção especial no colo para que se acalmem. Ao contrário do que se imagina, se o seu bebê se enquadra nesse perfil, deixa- lo sozinho não apenas não resolve a situação, como costuma até mesmo gerar prejuízos tanto para a criança quanto para os pais.

4 Ele não relaxa

Ah quem diga que um bebê high need pode ser identificado já no berçário, pois estão em contante movimento e chorando direto. Mesmo em momentos em que não está chorando, se você observar o semblante do bebê, ele passa a impressão de não estar relaxado, o que pode ser percebido pelas mãos fechadas com força

Como lidar com bebê high need?

Diminuir as espectativas podem ser um bom começo. O bebê sente que precisa da presença de seus cuidadores para se desenvolver e se sentir completo. A ideia de que “os bebês devem aprender a ser independentes” está ligada a como queremos que os bebês sejam.

Confortar o bebê, pois transmite segurança e o bebê receberá a mensagem de que a mãe se importa com suas necessidades.

Dividir os cuidados com o bebê e os pais. Adotando sempre a mesma estratégias para lidar com a criança e ajudar a controlar o seu comportamento.

Dividir as tarefas doméstica entre os pais e familiares, como limpar a casa, fazer compras ou cozinhar, para não sobrecarregar a mãe;

Ter a participação ativa do parceiro, estando presente no dia a dia da criança, pois a medida em que o bebê vai crescendo, vai se habituando à ideia do que não existe apenas a mãe na sua vida;

Manter a calma e paciência, pois falar de forma rude com o bebê ou fazer gestos sem paciência, podem piorar o comportamento;

Observar o bebê, para identificar os gatilhos e os sinais que o levam a ficar mais agitados e chorosos;

Fazer massagem no bebê para deixá-los mais calmos, o que pode ajudar a dormir melhor e mais relaxados;

Não atender as necessidades de imediato aos poucos a medida em que o bebê vai crescendo, estabelecendo limites e dizendo “não” quando apropriado, para que comece a aprender que suas exigências não serão atendidas imediatamente quando querem.

É importante que o bebê seja acompanhado pelo pediatra para avaliar sua saúde e seu comportamento.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?