Bebe golfa muito, o que pode ser? É normal ter refluxo gastroesofágico , bastante comum no primeiro ano de vida do bebê, na maioria das situações, é considerado normal e desaparece!
Nao é à toa que o famoso “paninho de boca” é item fundamental no enxoval do bebê.
Você já passou pela experiência do bebê acabar de mamar e em seguida dar uma “pequena vomitada”? esse é o famoso golfo do bebê,e é bem comum que isso aconteça até os seis ou sete meses de vida do pequeno. Hoje vamos entender o que faz o bebê golfar, algumas dicas para evitar, e algumas atenções que devemos ter.
Antecipadamente já te adianto que o golfo do bebê é totalmente normal e não há nenhum mal nisso, tirando a sujeira na roupa! Logo em seguida o bebê já volta a ficar feliz!
Bebê golfa muito, o que faz o bebê golfar?
Existem três causas comuns. A primeira é a esfíncter, uma espécie de válvula que controla a passagem da comida entre o esôfago e o estômago. Noss pequeno, ela ainda não está totalmente desenvolvida, fazendo com que o leite volte.
A segunda é o próprio tamanho do estômago do recém nascido. Contudo, por ser pequeno, fica facilmente cheio gerando o golfo.
Por fim, o último é o excesso de ar no estômago, que acontece muito durante a mamada, quando a mamada não é correta.
Bebe golfa muito, como evitar?
Mesmo que você não possa previnir, você pode minimizar a bagunça investindo em babadores extras e seguindo essas dicas:
Evite superalimentação. Uma barriga excessivamente cheia é uma das principais causas de refluxo, portanto evite superalimentar seu bebê.
Coloque-o para arrotar. Engolir muito ar ao mamar ou comer pode causar bolhas de gás no estômago que podem prender alguns alimentos. Quando o ar volta a subir como um arroto, o mesmo acontece com o leite materno ou com a fórmula. Garantir que seu bebe esteja com a pega correta e arrote antes, durante ou depois de cada mamada pode ajudar a reduzir esse problema.
Mantenha seu bebê de pé após as mamadas. A gravidade está do seu lado quando se trata de refluxo e pode fazer uma grande diferença para ajudar a manter os alimentos, após a amamentação mantenha o bebê de pé por pelo menos 20 minutos, nos braços ou em um transportador, para que o alimento possa ir do estômago para o intestino delgado.
Bebê golfa muito, quando o golfo pode ser um problema?
Para que seja normal, o golfo do bebê pode ter coloração esbranquiçada, podendo também existir vestígios de sangue, que indicam que os mamilos da mãe podem estar com fissuras por exemplo.
Porém, em certas situações o bebê golfa muito pode não ser normal, sendo recomendado consultar o pediatra quando o bebê:
- Dificuldade para ganhar peso ou perda de peso
- Nao quer comer;
- Está constantemente irritado ou apresenta choro intenso, especialmente após as golfadas
- Tem soluços execivos ou excesso de produção de salivas;
- Apresenta dificuldade para respirar após o golfo;
- Tem golfo com coloração esverdeada;
- Fica desconfortável durante a mamada.
Quando o bebê está com uma dessas característica, isso pode indicar que o bebê está com problemas de refluxo ou obstrução do intestino, por exemplo.
Bebê golfa muito! Entre os 8 meses e 1 ano de idade, as golfadas frequente do bebê deixam de ser normais, uma vez que o bebê já consegue arrotar uma postura ereta e os alimentos que ele come já sólidos ou pastosos, sendo mais difíceis de regurgitar por serem mais espessos.
Gostou do nosso post? saiba mais em nosso blog