sinais-de-autismo

Autismo: sinais de alerta

Você sabe quais são os sinais do autismo que você deve dicar alerta? Confira!

O autismo, ou também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é baseado nos sintomas e comportamento da pessoa, consiste em um atraso no desenvolvimento muitas vezes difícil de ser identificado, pois as crianças autistas não apresentam sinais físicos que indiquem a presença do transtorno.

Para auxiliar os pais ou responsáveis, há dez sinais de alerta que podem ajudar a indicar transtorno do espectro autista. Hoje com as tecnologias, o diagnóstico do autismo pode ser feito quando a criança está com 2 ou 3 anos de idade.

Cabe lembrar que apenas uma das características não indica que seja autismo, mas sim um conjunto de comportamentos. Então se você está interessado em saber mais sobre os sinais de autismo, continue a leitura!

10 Sinais de que meu filho é autista

Veja os 10 sinais de que seu filho possa ter autismo:

1. Não interagir com outras pessoas

A falta de interação é uma das principais características do autismo. Gestos, conversas e até mesmo sorrisos são de pouco interesse de pessoas com esse transtorno.

2. Pouco contato visual

A criança faz pouco contato visual, não olha quando é chamada pelo nome ou não sustenta o olhar por muito tempo.

3. Bebês que não fazem jogo de imitação

Bebês por volta dos seis meses tem o costume de imitar o comportamento dos pais, então caso o seu bebê não tenha o costume de fazer, é fundamental ficar atento a isso.

4. Não atender quando chamado pelo nome

A criança com suspeita de autismo, podem apresentar desatenção, sem demonstrar interesse pelas coisas que se passam ao seu redor. Por isso, muitas vezes elas podem não atender pelo nome. Além disso a criança autista também não olha para objeto que os pais estão olhando ou apontando e também não aponto para objetos ou situações para fazer os pais olharem para eles. No entanto, responde a outros sons, como buzina de carro.

5. Dificuldade em atenção compartilhada

As crianças com TEA não demonstram interesse em brincadeiras coletivas com outras crianças e também podem ter dificuldade para entender essas brincadeiras.

Além disso, elas gostam de rotina, tem dificuldade com mudanças ou transições de uma atividade para outra. Podem ser obcecadas por atividades incomuns, repetindo-as durante o dia.

6. Atraso na fala

Se o seu filho, acima de dois anos, tem dificuldade para falar palavras ou frase, deve receber maior atenção.

7. Não usar a comunicação não verbal 

A criança com TEA não usa as mãos para indicar o que quer. Elas podem não chorar, se estiver com dor ou parecer ter algum tipo de medo.

8. Comportamentos sensoriais incomuns

As pessoas autistas, podem ser sensível, ou nada sensível a cheiros, sons, texturas, luzes e toque; Se incomodam com sons muito altos, tampando os ouvidos. Outros comportamentos sensoriais incomuns são: não gostar do toque de outras pessoas e se irritar com abraços e carinhos.

9. Não costuma brincar criando as próprias histórias

Criança com autismo não costuma criar as próprias histórias, e não gosta de brincar com brinquedos que simbolizam personagens. Geralmente costuma brincar sozinhos e com partes do brinquedo.

10. Movimentos estereotipados

Crianças autistas tem movimentos incomuns, como: chacoalham as mãos, pulam ou giram sem motivo algum. Esses movimentos tendem a intensificar quando estão felizes, tristes ou ansiosos.

Sinais de alerta de autismo por idade

O autismo também apresenta sintomas de autismo a cada idade, por exemplo, com 12 meses a criança pode não se virar para olhar, mesmo que ele seja chamado, mas podem responder a outros tipos de som.

Aos 18 meses, não faz nenhuma tentativa para compensar o atraso na fala, mas pode repetir o que ouviu na TV. Com 24 meses, as crianças autistas podem não querer ter contato visual com os seus pais ou podem compartilhar as brincadeiras juntos.

Qual o tipo de tratamento para o Autismo?

Mesmo que não haja cura para o autismo, quando detectado precocemente, a criança poderá ter uma vida melhor. Para o tratamento do TEA, não há uma medicação específica. O processo de diagnóstico consiste em conversa om os pais alguns testes para a triagem do autismo, como a escala M-Chat.

Há casos em que há necessidade que se controle com medicamento alguns quadros associados ao autismo como:

  • Insônia
  • Hiperatividade
  • Impulsividade
  • Irritabilidade
  • Atitudes agressivas
  • Falta de atenção
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Sintomas obsessivos
  • Raiva
  • Comportamento repetitivo

Em alguns casos, o autista também pode desenvolver problemas psiquiátricos.

Conclusão

Enfim, muitas crianças com autismo apresentam sinais que servem de alertas desde bebês, quanto as suas habilidades sociais e de linguagem. Embora seja possível reconhecer os sinais de alerta de autismo, é fundamental lembras que cada criança é única e nem sempre apresentará os mesmos sintomas que as outras crianças com TEA.

Por isso, é fundamental que os pais reconheçam os sinais para buscar ajuda.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?