Atividades para fazer nas férias ao ar livre, chegaram as férias e a criançada tá com toda energia? Esse é um ótimo momento para que possam relaxar e brincar sem a correria do dia a dia. Por meio das brincadeiras, as crianças adquirem várias habilidades, estimulando, por exemplo, o desenvolvimento socioemocional e cognitivo. Quanto mais diversificadas as opções, mais atrativas se tornam, ajudando ainda a reduzir o tempo de uso de eletrônicos.
Este período de recesso escolar é também uma oportunidade para que mamães, papais e cuidadores fortaleçam os laços afetivos com as crianças, reservando um tempinho para se divertir com elas.
Benefícios das atividades ao ar livre
Se formos falar só das atividades ao ar livre voltadas ao público infantil, a lista de benefícios é enorme.
O contato com a natureza estabelece os marcos mais importantes para uma infância saudável.
Neste cenário, a criança também apresenta melhor imunidade, capacidade de aprendizado, sono, capacidade física e sociabilidade.
Quando falamos da vida adulta, as atividades ao ar livre são superprodutivas, especialmente quando associadas aos exercícios físicos. O hábito libera a endorfina, hormônio que colabora para a melhoria do humor e da autoestima.
Se a prática estiver aliada à alimentação saudável, ponto para você! Porque essa agenda ainda previne males como o estresse e a depressão.
5 atividades ao ar livre para fazer nas férias
Quente ou frio
Nessa brincadeira, basta você escolher um objeto qualquer da casa e esconder para a criança procurar. Então, quando ela estiver perto de encontrar o objeto, indique dizendo “está quente”, e quando não estiver longe, só dizer “está frio”.
É uma ótima opção para incentivar os pequenos a perceberem o mundo ao seu redor, melhorar a atenção deles e, se for feita em grupo, para ensinar a trabalharem em equipe.
Amarelinha
Quem nunca brincou ou pelo menos viu uma amarelinha na infância? Essa é uma boa escolha para trabalhar o equilíbrio e o alvo do seu filho, além de fazer ele se divertir e gastar energia com um bom exercício de pulos.
Para essa brincadeira, é preciso apenas algo para marcar o chão e fazer a forma da amarelinha. Pode ser um giz, uma fita adesiva, ou qualquer coisa que limite o espaço e faça o desenho no chão.
Círculo de obstáculos
Outra brincadeira para treinar a coordenação motora dos pequenos é o círculo de obstáculos. Para este jogo, você pode criar um circuito com diversos obstáculos, que podem ser objetos simples que você tem em casa mesmo.
Assim, quando a brincadeira for colocada em prática, você pode medir o tempo que a criança demora para concluir o círculo de obstáculos. E se tiver um grupo de crianças, você pode fazê-las passarem pelo circuito juntas, ou ver quem vai mais rápido para a brincadeira ficar mais divertida!
Equilíbrio na corda
Aqui você pode pegar qualquer corda ou cordão e esticar, para a criança andar sobre ela. É legal incentivar que ela ande sem se apoiar no chão, ou seja, somente em cima da corda. Para isso, você pode dizer que o chão é água por exemplo, e que ela não pode se molhar. Assim, você aproveita para aumentar a imaginação dela.
Além de melhorar a imaginação, esse tipo de brincadeira também melhora o equilíbrio e fortalece os ossos e o corpo, dando mais saúde física a elas.
Bolhas de sabão
Parece uma brincadeira bem simples, mas sabia que além de encantar os menores, as bolhas de sabão também melhoram a atenção delas? Pois é! E também pode melhorar o controle da respiração deles, caso façam as bolhas. É uma boa chance de trabalhar também os sintomas de ansiedade dos pequenos!
Para fazer as bolhas de sabão, você pode comprar a embalagem em casas de utilidades ou festas, ou fazer o seu próprio com uma argola e mergulhar em água com sabão ou detergente! E preste atenção para não deixar a criança beber água com sabão ou engolir o brinquedo caso tenha partes pequenas.
visite nosso site