Você sabe o que é Atividade Sensorial ? Tem sido muito utilizado essas brincadeiras na rotina de muitos bebês e crianças porque permite que, por meio de brincadeiras e passatempos, sejam trabalhados os cincos sentidos do corpo humano : visão, audição, olfato, paladar e tato.
Os pequenos estão sempre numa fase de descobertas e aprendizados, as atividades sensoriais para bebê irão ajudar no densenvolvimento , além de serem muito divertidas. Eles sempre querem explorar o mundo para sentir novas texturas, novas formas e cores, ouvir sons até então desconhecidos e muito mais.
Separamos 10 atividades sensoriais para bebês que estimulam o desenvolvimento;
1- Garrafinhas Sensoriais:
Criar garrafas sensoriais é bastante enriquecedora, essas atividades sensoriais favorecem ainda mais o desenvolvimento dos sentidos da criança, como audição e visão.
Separe algumas garrafinhas plástica, pode decorar com durex colorido, dentro das garrafas incrementa-las do jeito que preferir! Use miçangas, gel, glitter , grãos como feijão, milho, arroz, e o que mais achar que seja atrativo e chame atenção do bebê.
2- Tinta no plástico:
O principal objetivo da pintura sensorial é trabalhar os sentidos e as cores com os bebês. O contato com outros materiais é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois também influencia na concentração, criatividade e desenvolvimento motor.
Preparo: colocar uma folha sulfite dentro de um saquinho plástico transparente. Em seguida coloque tintas na folha fazendo bolinhas, espalhando as cores na folha branca. Para fechar e deixar seguro a brincadeira use uma fita larga e cole na boca do saco para ficar bem fechadinho, ou também pode usar zip lock.
3- Pareamento de cores:
Nesta atividade a criança realizará o pareamento das cores, o objetivo é associar as cores, desenvolver a percepção visual, estimular o reconhecimento das cores, a concentração e a atenção, aprimora a coordenação motora fina, amplia o vocabulário, reconhece as cores , constrói sequências.
Você pode utilizar palitos de sorvete coloridos e tubetes/embalagens de M&Ms nas cores variadas.
4- Pintura com gelo:
Essa é uma atividade muito bacana para dias de calor, fará muito sucesso essa descoberta sensorial. Para começar use corante de alimento na água para fazer o gelo colorido que será nossa matéria prima, em seguida colocar o líquido numa forma de gelo e levar ao freezer por algumas horas, se preferir pode espetar palitos de sorvete, para ser usado como apoio para o bebê segurar na hora da brincadeira.
5- Bambolê Sensorial
O bambolê sensorial é um brinquedo que pode ser oferecido ao bebê antes que comecem a engatinhar.Ele se torna uma área de jogo divertida para a criança que mesmo deitada já é capaz de girar a seu próprio redor, podendo brincar com uma variedade de objetos com diversas texturas, sons e cores diferentes.
Material necessário:
-bambolê
-fitas de várias cores e espessuras
-tulês
-objetos
-retalhos de tecidos
6- Atividades com post-it
Para os bebês que já sentam sozinhos, uma atividade bem interessante que auxilia no movimento de pega e destreza com as mãos e o colar e descolar os post-its.
Isso porque, como o papel possui a espessura fina, a criança precisará de mais habilidades com as mãozinhas e dedinhos, além do controle da força e concentração.
7- Colando bolinhas:
Estique uma fita adesiva de preferência larga, com a parte da cola para fora, convide o bebê colar bolinhas, ou outros objetos leves, na fita. Essa atividade além de aguçar a curiosidade dos bebês, desenvolve a coordenação motora , noção espacial e estimula o alongamento corporal.
8- Macarrão colorido
Essa é uma atividade sensorial diferenciada, que vai chamar muito a atenção do seu bebê, essa atividade proporciona aos pequenos o desenvolvimento, percepção tátil, e coordenação motora fina, com ênfase no movimento de pinça.
Para o preparo: cozinhar o macarrão, escorrer e passar na água fria, colocar um fiozinho de óleo. Separar várias tigelas e porçione o macarrão, para tingir pode usar tinta comestível.
9- Pescaria na bacia
Essa é uma brincadeira que os menores gostam bastante. Basta colocar alguns brinquedinhos ou outros objetos em uma bacia com água e pedir para a criança pescar com uma peneira. Nessa atividade desenvolvemos percepção visual e coordenação mão-olho.
Importante: Assim como todas outras atividades, é necessária a supervisão de um adulto durante a brincadeira. Nunca deixe o bebê brincar sozinho.
10- Cama de gato
Essa atividade sensorial é um grande desafio para o seu bebê, um brinquedo de exploração muito enriquecedor para o desenvolvimento dos pequenos.
Benefícios dessa atividade:
-coordenação motora
-raciocínio lógico
-concentração
-linguagem
-sensorial
Para o preparo: você pode utilizar uma cestinha, ou uma caixa de papelão ou até mesmo um cesto de roupa que seja baixo, para facilitar o acesso do bebê, coloque brinquedinhos dentro e passe barbantes ou elásticos como na foto abaixo: