Apraxia da fala infantil tem cura? Será que meu filho irá falar normalmente?
Certamente está é uma pergunta que a maioria dos pais fazem aos profissionais, no momento do diagnóstico ou mais tarde, no decorrer do tratamento.
Ainda não temos uma resposta objetiva. Não há pesquisas publicadas para responder especificamente a essa pergunta. O que sabemos é que a resposta depende das características de cada criança e da experiência clínica do médico.
Nem sempre os pequenos conseguem se expressar de forma que gostariam. A Apraxia é quando uma criança entende o que dizemos, e não consegue responder. Isso pode acontecer mesmo com o esforço em tentar se comunicar, mas parece que algo não está funcionando corretamente.
Esse problema na fala pode ter diferentes origens, como genética ou, em alguns casos, uma lesão cerebral.
O que é Apraxia na fala infantil?
A Apraxia da fala congênita é um distúrbio que faz com que a criança tenha dificuldade de emitir e articular palavras audíveis. A fala do pequeno pode vir acompanhada de sons distorcidos ou arrastados.
Diagnóstico de Apraxia na fala infantil
Para avaliar os sinais de Apraxia de fala, os pais devem recorrer a um fonoaudiólogo que irá analisar os sintomas e o histórico do seu filho, através dos exames dos músculos da fala e de como produz o som. O fonoaudiólogo também avalia as habilidades de linguagem da criança como, vocabulário, estrutura das frases e capacidade de compreensão de fala.
Quais os sintomas da Apraxia de fala?
Um atraso para aprender a falar não necessariamente indica o distúrbio da Apraxia da fala.
Cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado e os Saltos de desenvolvimento, variam muito. Então é preciso identificar outros sintomas da Apraxia para concluir o diagnóstico.
por exemplo:
Comportamento quieto em bebês;
trocas na fala com frequência;
Fala arrastada;
melodia diferente, lenta;
Distorção de sons;
Pausa entre sílabas e palavras.
Como ajudar a criança? Apraxia na fala infantil tem cura?
Basicamente, as crianças com Apraxia precisam de um ambiente de apoio para que possam se sentir seguras em seus esforços e tentativas de comunicação. Por isso o acompanhamento com médico é fundamental, mas os pais podem dar continuidade ao tratamento com simples ações em casa.
Contudo, a repetição durante a terapia e em casa é muito importante. Pratique as palavras e as aproximações que o médico que está trabalhando com seu filho.
Mas, é importante identificar os sintomas da Apraxia da fala nas crianças, para chegar a um diagnóstico preciso. Na consulta a terapêutica da fala vai analisar o caso do seu filho e desenvolver um plano de sessões e exercício para praticar em casa;
Atividades sensoriais, pedir para a criança nomear objetos enquanto segura próximos a boca, para que assim, ela consiga direcionar o olhar para os movimentos que faz ao liberar palavras.
É preciso ser paciente: o pequeno pode demorar um tempinho para conseguir articular as palavras e não devemos apressar.
Por último, caso não entenda o que a criança falou, não finja que compreendeu só para agilizar a conversa, ou pior não brigue com ela e exija que fale corretamente.
Ao invés disso, podemos mostrar a ela o movimento da boca que a palavra em questão produz.
Nós do blog, esperamos ter te ajudado com esse conteúdo.