O processo de adaptação escolar é uma situação nova referente a um momento em que a criança ficara por alguns momentos em um ambiente diferente, com pessoas ainda desconhecidas, isso gera uma situação que envolve todos os membros da família, pois trás alguns desafios para todos. E para garantir que a adaptação escolar seja tranquila e esses primeiros contatos com a escola seja estimulantes, a família tem o papel importante para preparação e segurança nesse momento pois será uma transição significativa, onde o convívio com outras pessoas, compromisso com horários e atividades propostas se intensificam .
Conversar bastante com a criança sobre como será a escola, é uma das maneiras de tornar esse momento único e especial de adaptação no desenvolvimento da criança, em uma forma mais fácil e tranquila, já que uma das dificuldades é o ambiente ser ainda desconhecido, com pessoas de fora do convívio. Uma conversa acolhedora, ou mostrar fotos dos pais e outros parentes na escola, podem fazer com que esse momento seja menos assustador para ela. Assim como também envolver a criança nos preparativos para o inicio das aulas, geralmente essa parte é muito apreciada e divertida, tornando a criança mais receptiva com a novidade, e é um momento que também pode ser aproveitado para conversarem sobre esse assunto.
Nesse período se iniciará uma mudança de rotina, e ela também precisara ser conhecida com alguma antecedência para que haja um preparo sem gerar ansiedade. Para isso conhecer a escola, ter contato com os profissionais, tornará a experiencia mais tranquila e segura, pois tanto os pais quanto as crianças sentem dificuldades nesse inicio. Para isso, uma das formas mais indicadas será a paciência e cultivar o interesse, cultivando juntamente o vínculo familiar enquanto ouve com atenção as novidades contadas pela criança, pois assim haverá mais conhecimento sobre as dificuldades, gostos e interesses dela. Essa proximidade é fundamental para reconhecer quando houver alguma dificuldade.
Algumas mudanças de comportamento como crises de choro ao chegar na escola, ou apatia nos dias anteriores, são bastante comuns, por se tratar de uma situação nova, e por isso a conversa é tão importante, para mostrar que esses momentos não são uma perda,mas oportunidades de fazer novas descobertas.
Uma boa comunicação com a escola também é uma forma de ter certeza de que a criança está em um local seguro e estimulante, como também auxilia na adaptação também do adulto as novas rotinas. Desta forma, é fundamental que a família esteja segura quanto a qualidade da instituição escolhida, e que transmita essa segurança à criança, compreendendo que essa é uma experiencia muito saudável e positiva para a criança, o que contribui positivamente para o desenvolvimento socioemocional da criança.
É muito importante que haja a união e parceria entre a escola e a família da criança, e que compartilhem os mesmos valores, pois este é uma momento desafiador também de grande importância no desenvolvimento infantil, condutas e atitudes corretas como ouvir o que a criança tem a dizer, não recriminar o choro, ter um objeto de transição que a criança possa levar durante os primeiros dias de aula, antecipar a rotina, ter boa comunicação com a escola, poderão auxiliar a tornar essa adaptação mais leve e um momento não tão difícil.
O crescimento do brechó infantil
Os brechós de roupas e itens infantis multiplicaram pelos últimos anos, tanto em lojas físicas quanto no modelo online através do e-commerce Quando compramos uma