A importância de um bom pré natal é um acompanhamento primordial tanto para a saúde do bebê quanto da gestante.
Mas, afinal, quais são os pontos principais observados durante todos os exames?
O pré natal proporciona vários benefícios, entre eles: fornece informações sobre a adaptação da rotina durante a gravidez, dietas, exercícios, medicação e informações.
Principais exames pré natais
Tem exames que são feitos durante o pré natal são importantes para a detecção de doenças que possam afetar os bebês ou problemas no desenvolvimento no útero. Geralmente, os médicos pedem os seguintes exames:
Glicemia
Grupo sanguíneo e fator RH
Anti-HIV
Exames para detecção de doenças como, Sifilis, toxoplasmose, Rubéola, e presença do vírus da hepatite B
Exame de urina e urocultura
Ultrassonografias
Além disso, hemogramas podem ser feitos com frequência, com o propósito de verificar e ter a garantia que a hemoglobina esteja em taxas normais.
Durante o pré natal, a gestante recebe orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, a rotina de atividades físicas e a importância de se evitar bebidas alcoólicas, cigarros e drogas.
Um pré natal é fundamental para a futura mamãe e o bebê, pois é possível detectar alterações para serem detectadas, evitando problemas para a saúde de ambos.
Rotinas de consultas e exames
Contudo, após a fecundação, inicia uma rotina de consultas e exames frequentes. As 40 semanas de gravidez são feitas assim:
(Mensais até às 32 ou 33 semanas)
(Quinzenais, até às 37 semanas)
(Semanais, até o fim da gestação)
Ja com relação com exames, existe uma lista básica que toda mulher grávida deve fazer, a maioria deles são exames de sangue.
Contudo, alguns desses exames laboratoriais são solicitados mais de uma vez, como o hemograma que é mensal.
Com relação a ultrassom, exame por meio a qual a mãe acompanha o desenvolvimento do bebê, os médicos recomendam ao menos quatro realizações.