A importância da Doula no parto. O processo de humanização do parto deu protagonismo a uma função importante: a de doula.
A presença das chamadas doulas visava não só auxiliar no momento do parto, mas também na adaptação da mãe ao bebê.
De repente, a sociedade moderna passou a desconsiderar o trabalho das doulas. A existência de exames de imagem, de acompanhamento especializado por médicos obstetras fez com que essa legítima rede de apoio para a mulher e o bebê ficasse em um segundo plano.
Antigamente era muito comum que a mulher fosse amparada, apoiada, assistida por outras mulheres durante o trabalho de parto. Esta mulher geralmente era sua mãe, irmã mais velha, prima, amiga, vizinha que já tivesse vivenciado um parto ou a aprendiz de parteira. Enfim, uma pessoa com experiência.
Com a medicalização do parto esse apoio se perdeu. Atualmente a equipe que assiste o parto é composta por médico obstetra, enfermeira, auxiliar de enfermagem e pediatra/neonatologista. Cada um tem suas responsabilidades técnicas no universo do parto e nascimento, mas nenhum deles esta à disposição para cuidar exclusivamente do bem estar físico e emocional da mulher que está prestes a dar à luz.
A doula oferece apoio físico, emocional e afetivo à mulher antes, durante e depois do trabalho de parto. Cria com esta mulher um vínculo. Oferece carinho e cuida para que agentes externos não perturbem o trabalho de parto.
Doulas tem um papel único
Sendo assim, elas não substituem nenhum dos profissionais responsáveis tecnicamente pela assistência, e não possuem vínculos com os mesmos, mas, sim, trabalham em paralelo para suprir as necessidades de cada família.
Apoio na hora da dor
Um dos principais receios das gestantes em relação à hora do parto diz respeito à dor. Pois as doulas ajudam a lidar com o desconforto.
Para isso, usamos técnicas naturais, como massagens, uso de bola, chuveiro, calor, movimentação, ambientação, música, vocalização e relaxamento. São estratégias que tornam o processo mais tranquilo, eficiente e natural.
Visite nosso site