Mãe de anjo – como lidar com o luto

As mães de anjo são as mulheres que não têm mais os seus filhos fisicamente, seja porque sofreram uma complicação durante a gestação, no parto ou logo após o nascimento do bebê.

Principalmente as mulheres que perderam seus filhos durante a gestação, passam por uma situação mais complicada que é a dificuldade de viver o luto. Muitas mães de anjo não se permitem exteriorizar a dor da perda quando a gestação foi muito curta ou pelo fato de que não chegaram a ver seus bebês e tê-los no colo em vida.

Perda de Criança

Perda Gestacional Quem vê a sua situação por fora. Muitas vezes não consegue compreender a sua ligação com a vida que estava sendo gerada dentro de você. São diversos sentimentos das mães de anjo: Tristeza, frustração, culpa, raiva, solidão entre muitos outros que uma mãe sente ao perder seu bebê durante a gestação. O apoio dessas pessoas vai ser fundamental para você conseguir passar por essa situação e seguir em frente na vida, seja tentando ter outro bebê no futuro ou simplesmente seguir sua vida com felicidade.

Perda de Criança Quando você perde uma criança, a solidarização ao seu redor tende a ser muito maior. Isso porque o impacto de um ser humano tão novo perder a vida é muito grande nas pessoas. Conseguir enxergar o que aconteceu comove todo ser humano. Mas a forma de lidar com a perda é a mesma quando você perde um bebê ainda na gestação. O sentimento de ser uma mãe em um momento como esse é uma dor inexplicável e algo pelo qual ninguém nunca quer passar. O apoio dos mais próximos, mais uma vez, é a coisa mais importante para você nesse momento.

Como Superar a Perda?

Além do apoio das pessoas ao seu redor, você precisa realizar um bom trabalho mental para conseguir superar essa perda tão grande. Esse normalmente é um momento onde você se sente sozinha no mundo e quer ficar isolada de tudo. Lutar contra essa vontade, contra esse sentimento, é importante. É necessário ter a consciência de que existem outras pessoas na vida que também precisam de você e que querem te ver bem.

Outras pessoas também sentem a dor da perda, ainda que não seja como a sua. Mas saber apoiar os outros nesse momento também é de um valor enorme, já que as pessoas conseguem imaginar pelo que você está passando. Muitas mães se culpam pela morte de seus filhos, mesmo quando elas não têm relação nenhuma com isso.

A União é Importante

Encontrar outras pessoas que lidam com a mesma dor que você pode ajudar muito. Principalmente no período de luto, onde você lida com muitos sentimentos de uma só vez. É claro que essa não é uma solução definitiva para os seus problemas. Mas compartilhar o que sente com pessoas que conhecem esse tipo de dor pode ser positivo, já que você sabe que não está sozinha nessa situação.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?