Praticar esporte na infância

Praticar esporte na infância. Cada dia, nossos jovens têm a tecnologia como companheira dos seus momentos de lazer. No entanto, o esporte para crianças e adolescentes deve ser estimulado, especialmente por todos os benefícios que proporciona.

Além do desenvolvimento motor e cognitivo, a convivência com outras pessoas e a consciência social são altamente estimuladas.

Praticar esporte na infância

7 benefícios do esporte na infância

Além dessas competências, os esportes para as crianças também proporcionam outros benefícios. Confira!

1. Habilidades motoras e cognitivas

Na prática esportiva regular, as crianças praticam lançamentos, chutes, arremessos, corridas e diversos movimentos que ajudam no progresso de suas capacidades motoras. Além disso, durante as partidas e treinos, os pequenos e pequenas precisam tomar decisões rápidas, fazer passes para o time e combinar movimentos juntos, o que estimula o raciocínio e a memória, desenvolvendo as habilidades cognitivas do cérebro.

2. Desempenho escolar

A cada exercício as crianças treinam sua concentração e foco para evoluir no esporte escolhido. Dessa forma, ao desenvolverem essas competências, o desempenho escolar também se torna melhor. Isso acontece, pois os pequenos e pequenas conseguem se concentrar mais para aprender coisas novas mantendo o foco nos processos de aprendizagem, além de reterem de maneira mais profunda o conteúdo ensinado em sala de aula.

3. Convívio Social

Por esse motivo, os pequenos interagem constantemente entre si para aprimorar a eficiência do time, buscando a evolução de toda a equipe. Com isso, as crianças desenvolvem habilidades de convívio social, empatia e respeito com o outro e com as regras do esporte, pois precisam se conhecer, respeitar os limites uns dos outros e seguir os regulamentos pré-estabelecidos do jogo.

4. Hábitos saudáveis

Hábitos saudáveis segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que crianças e jovens pratiquem ao menos uma hora de exercícios físicos para evitar doenças como a obesidade infantil. Nesse sentido, a prática regular de esportes ajuda a desenvolver hábitos saudáveis nas crianças. Isso ocorre porque os pequenos e pequenas aprendem que associar os exercícios com uma alimentação saudável, os ajuda diretamente a evoluir na modalidade escolhida. Dessa forma, crianças que praticam esportes tem mais chances de manter hábitos saudáveis na vida adulta.

5. Desenvolvimento físico e motor

Mesmo nas atividades mais lúdicas, como jogar futebol ou queimada, os chutes e corridas estimulam as capacidades motoras. Além disso, o esporte faz com que a criança tenha que decidir com pensamento lógico e ágil, promovendo também habilidades cognitivas.

6. Incentive a criação de hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis devem fazer parte da rotina da criança. Pelo menos é o que a Organização Mundial da Saúde propõe: uma hora de exercícios físicos para evitar doenças como a obesidade infantil.

Assim, incentivar a criança a praticar atividades que ela gosta é uma forma eficaz de ajudar na manutenção dos hábitos saudáveis, aumentando as chances de manter o estilo de vida na fase adulta.

7. Incentiva atividades ao ar livre

Com as novas tecnologias, as crianças tendem a praticar atividades sedentárias e passivas dentro de casa, como assistir TV, jogar videogame, navegar na Internet, entre outras.

visite nosso site!

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?