Lição de casa – Dicas de como ajudar, se o horário da lição de casa é um estresse para você, acredite, mãe, você não está sozinha. O filme se repete com muitas famílias.
É só você chamar a criança para fazer a tarefa que começa a lenga lenga e o festival de desculpas sem fim.
Então, para começar, é preciso entender qual é o caso do seu filho e quais os motivos de tanta resistência na hora de fazer o dever. Por isso, é tão importante participar mais ativamente desse momento no dia a dia.
Afinal, será que a hora do estudo precisa ser sempre tão cansativo para os pais e para a criança? Nós acreditamos que não! Por isso, reunimos neste post algumas dicas para tornar esse momento mais leve. Além de ajudar as crianças com os estudos, acompanhar a lição de casa pode melhorar a conexão entre pais e filhos. Confira!
1. Defina um horário para estudar
Sabemos que as crianças precisam de rotina. Quando são bebês, ela significa previsibilidade. À medida que crescem, isso tem relação direta com a criação de bons hábitos. Com o estudo não é diferente, sendo inclusive um dos objetivos da lição de casa ajudar o aluno a criar uma rotina de estudos.
Por isso, defina um horário específico para que seu filho realize as tarefas passadas pela escola. Observe o momento que a criança consegue se concentrar e render melhor. Às vezes é bom fazer assim que chega da escola, outras vezes é melhor descansar um pouco antes, especialmente se ele retorna mais tarde ou muito cansado.
2. Afaste as distrações
Outro ponto importante é eliminar distrações. Crianças pequenas têm dificuldade de manter o foco por muito tempo. Portanto, se a TV estiver ligada ou se o celular estiver por perto, com certeza ele vai se distrair a toda hora.
Se você tem mais de um filho, o ideal é que eles se dediquem à tarefa no mesmo momento. Se o segundo filho ainda não estiver na escola, procure encaixar o horário do dever de casa do mais velho quando o menor estiver tirando uma soneca ou fazendo alguma atividade fora de casa. Além de evitar que ele atrapalhe, você pode dar mais atenção ao seu filho e tirar eventuais dúvidas.
3. Prepare um cantinho para o estudo
Contudo, se o objetivo é afastar as distrações, o ambiente faz toda a diferença. Ofereça um cantinho adequado para o seu filho fazer a lição, com conforto, iluminação e ventilação.
Além de uma mesa onde ele possa apoiar os livros e cadernos, deixe à mão os materiais que ele pode precisar, como lápis de cor, régua, apontador, cola, tesoura etc. As atividades da escola primária costumam demandar esses materiais. Se as crianças já são dispersas por natureza, imagine o tempo que ela vai levar cada vez que precisar se levantar para pegar alguma coisa.
4. Explique o porquê é importante
Explique aos seus filhos por que fazer a lição de casa é importante, especialmente para memorizar os conteúdos aprendidos na escola.
5. Deixe que seu filho faça a lição de casa
Essa pode parecer ser uma dica óbvia. Contudo, é muito comum que os pais acabem fazendo a lição de casa no lugar dos filhos.
Correria do dia a dia, falta de paciência para esperar o filho resolver as atividades, dificuldade para ensinar… Essas são algumas das situações que instigam muitos pais a querer agilizar o processo, fazendo a tarefa escolar no lugar do filho.
No entanto, é preciso que a família tenha em mente que, com essa atitude, estará impedindo o filho de aprender! Além disso, o aluno ficará cada vez menos interessado em cumprir essa responsabilidade. Vale dizer também que contornar essa situação depois será muito mais difícil.
6. Apoie seu filho
Não fazer as atividades no lugar do seu filho não significa, contudo, que você não poderá ajudá-lo. A família precisa ser uma grande apoiadora do filho nessa hora.
Sendo assim, fique à disposição para ajudá-lo nas dificuldades que encontrar para fazer as tarefas escolares. Porém, faça isso de modo que você não dê as respostas, mas, sim, leve seu filho a aprender.
Evite também apontar o erro. Nesses casos, é melhor levá-lo a refletir se realmente a resposta daquela lição está correta. Para isso, questione seu filho sobre as questões e estimule-o a estudar mais o assunto para que, assim, consiga realizar a lição de casa.
Visite nosso site.