bebê prematuro

Bebês prematuros: Desenvolvimento e cuidado

Bebês prematuros: Desenvolvimento e cuidados são aqueles que nascem antes de completar 37 semanas de gestação. Esses bebês possuem maior risco de desenvolverem problemas de saúde, incluindo dificuldades respiratórias, infecções, problemas de alimentação e problemas de desenvolvimento. Por essa razão, é necessário ter uma atenção especial para o seu cuidado e desenvolvimento.

Bebês prematuro: Desenvolvimento e cuidados

Bebês prematuro: Desenvolvimentos

Contudo, quando o nascimento ocorre antes de completar as 37 semanas de gestação, considera-se o bebê prematuro ou pré termo. Segundo a sociedade Brasileira pediatria (SBP), os níveis de prematuridade variam em: pré termo extremo (menos de 28 semanas); muito pre termo (28 a 32 semanas); pré termo moderado (32 a 37 semanas) e pré termo tardio (34 a 37).

Como o bebê não completa o desenvolvimento na etapa gestacional e nasce antes da hora, pode ter complicações para respirar, regular a própria temperatura e se alimentar. Por isso, requer cuidados especiais e, na maioria das vezes, na unidade de terapia intensiva neonatal.

Os bebês prematuros requerem uma atenção especial e cuidados específicos. Mas, eles podem precisar de suporte respiratório, monitoramento cardíaco e nutrição intravenosa. Eles também podem precisar de cuidados para prevenir a infecção e outros problemas de saúde. O contato pele a pele com os pais e cuidadores é muito importante, pois ajuda no desenvolvimento emocional do bebê e no estabelecimento de um vínculo afetivo.

Os pais e cuidadores também podem ajudar no desenvolvimento dos bebês prematuros. Eles podem participar de sessões de terapia ocupacional e fisioterapia para ajudar a desenvolver as habilidades motoras dos bebês. Os pais também podem ajudar no desenvolvimento cognitivo dos bebês, fornecendo estímulos visuais, auditivos e táteis. A leitura em voz alta para o bebê também pode ser benéfica para o seu desenvolvimento cognitivo.

Bebês prematuros: cuidados

Não só os bebês requerem cuidados quando ocorre o parto prematuro. Mães, pais e familiares também precisam de apoio para enfrentar esse momento de desenvolvimento e cuidados

Sentimentos que misturam medo, ansiedade e culpa são comuns durante o período de internação do bebê. As questões psicológicas de mães e pais de prematuros ficam ainda mais exacerbado com a pandemia da covd-19 e regras mais rígidas de visitação a UTI neonatal.

Vale lembrar que mães que não tenham tido sintomas ou contato com pessoas sintomáticos continuam sendo incentivadas a praticar o método canguru durante a internação do bebê prematuro. O método canguru consiste em colocar o bebê em contato pele a pele com sua mãe e seu pai. Trata-se da atenção humanizada ao recém nascido de baixo peso. Esse contato gradual e progressivo favorece o vínculo afetivo, a estabilidade térmica, o aleitamento e o desenvolvimento do bebê.

Em resumo, o cuidado com os bebês prematuros requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, terapeutas e cuidadores. O cuidado e atenção específicos podem ajudar no desenvolvimento físico, motor, cognitivo e emocional do bebê, permitindo que ele cresça e se desenvolva da melhor maneira possível. Visite nosso site.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?