aplicativo alfabetização

Aplicativos para ajudar na alfabetização

Aplicativos para ajudar na alfabetização pode ser uma boa ideia. A algum tempo a alfabetização se resumia a colorir letras em uma folha de papel, repetir e copiar, tanto o alfabeto como números.

Com a chegada de smartphone e tablets, muitos educadores entendem como eles seriam, além de entretenimento, importantes aliados no processo de alfabetizar.

Hoje, existem muitos apps para apoiar no aprendizado da leitura. O blog novos alunos, do grupo SEB (sistema educacional Brasileiro), selecionou aplicativos que ajudam a se desenvolver e aprimorar suas habilidades de leitura, escrita, raciocínio, pensamentos e afins, que são fundamentais para uma boa alfabetização.

Aplicativos para ajudar na alfabetização

Escolhemos alguns aplicativos para a Alfabetização infantil (todos gratuitos, vale ressaltar).

Escrever o alfabeto

O primeiro da nossa lista de apps para ensinar a ler e escrever o alfabeto e não podia ser melhor. Isso porque ele permite que os pequenos façam exercícios de caligrafia com os dedos, traçando as formas de cada uma das letras do nosso alfabeto.

Por fim, esse é um modo leve de estimular os mais novos e se familiarizarem com o processo da escrita. Para completar, por conta da repetição de movimentos na construção das letras nas telas do celular, as crianças também aprimoram a sua coordenação motora, tanto global, como fina.

Silabando

Enfim, o sílabando por sua vez, conta com uma série de mini games em que o seu filho precisa exercitar o que aprende nas aulas de português. além de testar a memória e o raciocínio. O interessante é que ele pode escolher entre desafios mais simples ou mais complexos, de acordo com o avanço de sua própria alfabetização.

Basicamente, esses minis games consistem na apresentação de sílabas que, juntas, formam uma palavra que deve ser descoberta. Para tanto, o app costuma dar dicas do que pode ser (como ilustração de objetos e animais) ou mostrar palavras pela metade, que deixam a brincadeira ainda mais intrigante e animada.

Formar palavras

Continuando a nossa seleção, temos o formar palavras, que é uma boa pedida para fazer dobradinha com o silabando. Isso, porque aqui a criança não é desafiada a só juntar sílabas. Mas também a formar palavras inteiras do zero (e algumas delas bem extensa, por sinal).

Para isso, ela conta com quatro categorias de assuntos, (alimentação, seres vivos, meio ambiente e projetos), que vão orienta-la sobre as possíveis opções de palavras, ajudando-a a chegar às respostas certas.

Ler e contar

Além de todas as sugestões anteriores de apps para ensinar a ler, temos o ler e contar. O nome ja entrega o seu diferencial. As atividades proposta por esse app envolvem mostrar figuras ou mesmo palavras e pedir que a criança identifique que elas querem dizer por meio da leitura.

Outro ponto importante é que ele conta com brincadeiras nas quais é preciso fazer algumas matemáticas simples, como somar e subtrair. A ideia é justamente incentivar não só o aprendizado de português, como também o contanto com a matemática desde a infância.

Conclusão

Para concluir, tenha em mente que, por mais que esses apps sejam um estímulo ao aprendizado e ao desenvolvimento infantil, o ideal é estipular um limite de tempo para as crianças navegarem neles.

Como você conseguiu observar, o uso de alternativas de apps para apoiar no aprendizado de leitura são fortes aliados na educação de seus filhos.

conheça nosso blog

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

gravidez hormonio

Hormônios da gravidez

As alterações dos hormônios da gravidez são uma das principais mudanças que ocorrem na gravidez.  Em geral os hormônios são responsáveis por estimular o crescimento

Leia mais »
Posso te ajudar?