hora do banho

Criança não gosta de tomar banho saiba como ajudar

Criança não gosta de tomar banho saiba como ajudar. Lidar com crianças significa também aprender a lidar com certas situações que você nem imaginava que existia. A cada nova fase da infância, novas coisas sobre os filhos são descobertas e novos desafios para lidar com medos manias e birras surgem. O medo, por exemplo, é um dos mais comuns e pode acontecer com crianças de todas as idades.

Mas apesar de parecer só uma fase, pode ser que esse medo se transforme em algo mais sério, exigindo até mesmo um tratamento médico em casos mais graves. Mas como saber se esse é o caso do seu filho.

Criança não gosta de tomar banho saiba como ajudar

Por que tem criança que não gosta de tomar banho?

É difícil encontrar uma resposta definitiva, pois tudo depende muito de cada caso. Porém saiba que isso nem sempre significa falta de cuidado ou de interesse por falta da criança e que pode haver alguns motivos que ainda não estão claros.

Dicas para tornar essa hora mais divertido

O banho deveria ser um momento prazeroso e relaxante. Os pais precisam procurar entender o que incomoda as crianças em relação a essa higiene e ajudá-las a se sentirem mais confortáveis. Tudo é uma questão de jeitinho de conversa. É preciso lembrar que eles precisam de rotinas e de regras. Mas que também temos que escutar os argumentos deles.

O banho pode ser um momento de diálogo. Enquanto a criança se banha, aproveite para conversar sobre como foi seu dia na escola, mas vá se lembrando sobre os passos principais: passou o sabonete? Lavou as orelhas? Esses questionamentos auxiliam no processo de organização interna do seu filho.

É interessante deixar que seu filho escolha os produtos que quer usar, assim ele vai se apropriando do momento. Leve para comprar shampoo e o sabonete de quais mais gosta. Vale negociar o horário de ir para o chuveiro para deixar a criança mais livre, sem a sensação de que está perdendo tempo.

Ela pode também escolher a própria roupa. Quanto mais independente se sentir, menor será a resistência que vai impor. No caso de pais e filhos que tem o costume de tomar banho juntos, é o momento de começar a rever essa prática. É interessante notar que as crianças começam a ter vergonha de mostrar o corpo e buscam certo isolamento.

É importante conversar com seu filho sobre a importância dos hábitos de higiene pessoal infantil e o motivo pelo qual é necessário. Afinal, é bastante normal que as crianças resistam essas rotinas. Mas é fundamental manter a paciência quando surgir aquela birra e explicar novamente sempre que necessário. Evite fazer ameaças ou aplicar punições quando a criança se recusar a tomar banho, por exemplo, pois isso pode gerar resistência e gerar e dificultar ainda mais o processo.

visite nosso site

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

Posso te ajudar?