confusão de bico

Confusão de bicos: como evitar?

A confusão de bicos pode ser um processo doloroso para mãe e o bebê e como evitar? Para reverter a confusão de bicos o primeiro passo é reconstruir o relacionamento entre o bebê e o seio. A seguir 5 dicas para ajudar a reverter essa situação antes que o bebê deixe definitivamente o seio.

confusão de bicos: como evitar?

O que é confusão de bicos?

Na confusão de bicos, assunto comum e polêmico na amamentação, o bebê, literalmente, desaprende a mamar. O uso de chupetas e mamadeiras, que muitas vezes podem parecer salvadores em momentos difíceis da maternidade, podem causar essa grande dor de cabeça também.

Sabe aquela história que ouvimos sobre bebês que deixaram de mamar “por conta própria”? Então, na maioria dos casos, pode ter relação com a confusao de bicos.

A confusão de bicos é o termo utilizado para caracterizar a dificuldade que o bebê pode ter para mamar no peito quando ele é apresentado aos bicos artificiais e passa-los a usar, como a chupeta, mamadeira, o bico de silicone para a amamentação, etc.

Quando o bebê é submetido ao uso desses dispositivo, acontecem mudanças fisiológicas na sucção que pode atrapalhar a amamentação. Durante a mamada no seio materno, o bebê necessita realizar quatro movimentos com a mandíbula: abertura, protrusão, fechamento e restrição . Além disso, ha estimulação constante de músculo e de lábios.

Como identificar?

Agora que você já sabe o que é confusão de bicos, confira os sinais de alerta para que o desmame precoce não aconteça com o seu filho.

Recusa do seio materno

Uma maior dificuldade em fazer a sucção pode ter como consequência a recusa do seio materno. Esse é um dos sinais de alerta que as mães precisam estar atentas quando o seu bebê ultilizar bicos artificiais.

Dificuldades em manter a pega

Além de não querer mamar no seio, outro sinal frequente que os pequenos costumam a apresentar é a dificuldade de manter a pega. As diferenças fisiológicas na sucção podem atrapalhar o bebê no momento de abocanhar o peito e mamar. Contudo, como ele não precisa manter a boca aberta com os bicos artificiais, nem realizar movimentos com a língua, pode tentar repetir esse padrão durante a mamada. A consequência é a dificuldade da pega, que pode levar a fissuras e a dores nos mamilos.

O bebê chora para mamar

Por isso, muito choro ao amamentar assim como muita agitação pode ser um sinal de pega errada. A pega errada pode diminuir a saída de leite, o que pode irritar o bebê.

A confusão de bicos já está acontecendo, como reverter?

O processo de reversão da confusão de bico demanda muito cuidado e paciência, principalmente quando o bebê não sabe que está cometendo um erro. Para isso, a médica recomenda caprichar no colo materno e do contato pele a pele para restaurar o vínculo do bebê com a mãe.

Esse contato deve ser feito não apenas quando uma criança está fazendo a amamentação. Para isso, é indicada o uso de sling.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

criança com depressão

Crianças tem depressão

Depressão infantil é uma condição psicológica que acomete cada vez mais crianças atualmente. Embora alguns dos sintomas sejam semelhantes a um quadro depressivo em adultos.

Leia mais »
Posso te ajudar?