brincadeiras-férias-casa

Brincadeiras em casa nas férias

Férias é um período de sufoco para os papais manterem as crianças entretidas, ainda mais se a grana estiver curta.

E como fazer para divertir as crianças nas férias e não deixá-las em frente as telas dos tablets e celulares?! Se liga nessas dicas de brincadeiras simples e bacanas para serem feitas com a criançada em casa.

Massinha Caseira

Essa brincadeira é sucesso entre as crianças, elas adoram, além de ser muito divertido, também estimula as habilidades motora fina das crianças, já que adquirem agilidade, força, destreza em seus dedos quando brincam com elas. E preparar a própria massinha com ingredientes que temos em casa, se torna ainda mais divertido.

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de sal

1 copo de água ( ir colocando aos poucos até a massa ficar macia )

Para colorir as massas pode ser usado corantes em pó coloridos (  o corante pode ressecar a massa , acrescentar um pouquinho de água caso resseque)

A massinha dura 1 mês , armazenado corretamente em pote fechado com tampa.

Sugestões de brincadeiras:  criar animais da fazenda, fundo do mar, floresta, comidinhas de mentira , monstros engraçados e deixar a imaginação à solta.

Caça ao tesouro

Todas as crianças ficam animadas e eufóricas com essa brincadeira, apesar de dar um pouco de trabalho elaborar as dicas, no final o resultado vale a pena.  Siga as dicas para criar um caça ao tesouro em casa.

Dica 1 : Numerar as dicas é bacana pois trabalha seqüência numérica. Fazer no mínimo 5 dicas

Dica 2 : Importante a dica ser escrita e com imagens , por exemplo: a terceira dica está onde escovamos os dentes e um desenho de escova+ sorriso. Assim a criança começa a perceber a função social da escrita.

Dica 3: Onde colocar as dicas?! Em ambientes da casa como : sala, quarto, cozinha, banheiro.

Dica 4: Onde estará o tesouro?! Em algum lugar onde a criança já tenha passado, por exemplo: as dicas começaram na sala, foi para o quarto, depois para a cozinha e para o banheiro, a última dica : “o tesouro está no primeiro ambiente que começou” (a sala) isso é mágico para a criança, uma fantasia, ela terá que lembrar este raciocínio de voltar, é importante desenvolver na criança.

Dica 5: Importante o tesouro não ser algo material como um doce, um brinquedo. E sim um momento para compartilhar em família : um cineminha, picnic, atividades de pintura, mostrar para a criança que o tesouro dela é estar em família.

Teatro

O teatro é um grande faz de conta, cada hora você interpreta um personagem diferente, tem hora que a gente vira um pai, um professor, um vendedor. Nessa brincadeira precisamos treinar as expressões faciais , é uma atividade prática totalmente envolvida com os sentimentos e emoções.

Uma maneira divertida na brincadeira com teatro é incluir fantoches, dedoches ou usar as roupas dos papais, e interpretar esse papel. Também é bacana encenar peças conhecidas e repetir as histórias , ou construir seus próprios enredos, um maravilhoso exercício de imaginação.

Caixa de papelão

Toda criança adora brincar com caixas de papelão, isopor e outros brinquedos alternativos. Esse tipo de brincadeira pode ser muito saudável e contribuir bastante para o desenvolvimento de seus filhos.

Pintar caixas de papelão, transformá-las em um oceano com animais, em uma floresta com bichos selvagens, tudo é possível a partir desse material barato e que pode ser encontrado com facilidade. Já as caixas grandes, podem se transformar em castelo, casinha, foguete, avião etc.

Cozinhar com a criança

Envolver as crianças nessa atividade, proporciona diversos benefícios , como inserir novos alimentos na dieta dos pequenos.

No dia a dia nem sempre é fácil levar as crianças para a cozinha e fazer receitas deliciosas. Mas no período de férias é uma ótima oportunidade para aproveitar a companhia dos pequenos e fazer pratos que as crianças adoram.

As receitas também são uma ótima forma de treinar a matemática, já que é necessário medir, pesar, dividir porções. Uma dica é escolher receitas com poucos passos para que elas possam ajudar.

Cabaninha com lençol

Eu duvido que exista alguma criança que não goste de brincar de cabaninha, cadeiras e lençol no meio da sala viram cabanas. Essa brincadeira que além de super divertida, também ficará marcada na memória para sempre. Usar a imaginação dentro da cabana, levar uma lanterna como se estivesse em um acampamento de verdade, contar histórias, esses momentos ficarão guardadas na memória das crianças.

Gostou das dicas?! Oferecer atividades nas férias não é uma tarefa fácil, mas não deixe de proporcionar às crianças momentos divertidos em família.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Outros artigos

birras

Birras: como lidar?

A birra pode acontecer até em caso de crianças comportadas, com os motivos mais variados, ou até mesmo sem qualquer motivo.  Todas as fases da

Leia mais »
Posso te ajudar?